Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 13h23 | Última atualização em Segunda, 17 de Setembro de 2018, 17h33 | Acessos: 2087

Apresentação

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, abrigado na área das tecnologias, põe em relevo a relação dialética entre o pragmatismo da sociedade moderna e o cultivo dos valores humanistas. E com base no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia pretende formar um tecnólogo com competências e habilidades que o torne capaz de atuar no desenvolvimento de sistemas, analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. Este profissional deve trabalhar, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais. O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é ofertado desde o primeiro semestre de 2016.

Tem como objetivo geral formar tecnólogos na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas para a compreensão, aplicação e desenvolvimento das tecnologias da informação, com foco na inovação.  Os objetivos específicos do curso são:

  1. Preparar tecnólogos para a inovação tecnológica e a implantação e gestão de sistemas de informática nas empresas públicas e privadas;
  2. Aplicar as tecnologias da informação e comunicação em processos que promovam o desenvolvimento regional, com impactos positivos nos sistemas de gestão das tecnologias;
  3. Orientar procedimentos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas para o atendimento às necessidades presentes e tendências de inovação tecnológica, como subsídio e suporte às empresas.

Conforme o estabelecido no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, o egresso do curso de Análise em Desenvolvimento de Sistemas deverá, ao final do curso, estar apto a atuar em um segmento da área de informática que abrange a análise e o desenvolvimento de sistemas como foco principal.

O concluinte do Curso em Análise e Desenvolvimento de Sistemas estará apto a atuar em instituições públicas ― nas esferas federal, estadual ou municipal ―, nas empresas privadas e negócios autônomos. Com base no mesmo Catálogo (2010, p.50), deverá apresentar as seguintes competências gerais:

O tecnólogo em Análise e desenvolvimento de sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação.

Este profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas.

Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação deste profissional.

Nome do Curso: Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Modalidade: Presencial

Número de Vagas: 40 vagas anuais.

Turno de Funcionamento do Curso: Noturno

Carga Horária Total do Curso: 2.203 horas (Turmas 2016-2017)

Carga Horária Total do Curso (Novo PPC): 2.333 horas 

Prazos para integralização do curso: No mínimo 6 semestres e no máximo 12 semestres

Regime de Matrícula: Semestral, por disciplina

Público-alvo: O curso é destinado para atender a diversidade e heterogeneidade do conhecimento do aluno, tanto no que se refere à sua formação anterior (Ensino Médio), quanto aos seus interesses e expectativas em relação ao seu futuro como profissional e cidadão.

Contatos

Telefone: (69) 2101-0734 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação

Nome: Juliano Fischer Naves 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7191449442821277

Confira a matriz curricular e lista de docentes do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena.

Matriz Curricular ADS - 2016 - 2017

Matriz Curricular ADS - 2018

Lista de Docentes

Fim do conteúdo da página