Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Edificações

Publicado: Quinta, 17 de Novembro de 2016, 13h22 | Última atualização em Segunda, 17 de Setembro de 2018, 17h34 | Acessos: 737

Apresentação

O Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio é ofertado desde 2011. Tem como objetivo geral oferecer formação profissional técnica em Edificações. Os objetivos específicos do curso são:

  1. Integrar o Ensino Médio com a Educação Profissional, de modo a promover a formação global, a preparação para o mundo do trabalho e a construção de bases para o prosseguimento de estudos em nível superior.
  2. Formar profissionais com capacidade para realizar estudos de viabilidade econômica de empreendimentos e orientação, coordenação e acompanhamento da execução de obras.
  3. Desenvolver um processo de ensino e aprendizagem que envolva projetos técnicos de arquitetura, fundação, estruturas, instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas.
  4. Proporcionar oportunidades de estudos e assistência técnica para a aplicação, acompanhamento e controle dos processos de construção e manutenção em obras de edificações, além de pesquisas na área.

Conforme o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (2010), o Técnico em Edificações deve apresentar o seguinte perfil ao final de sua formação:

“Desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.”

Ainda conforme o Catálogo, a atuação do Técnico em Edificações [...] ocorrerá nos seguintes ambientes: “Empresas públicas e privadas de construção civil, escritórios de projetos e de construção civil, Canteiros de obras”.

 

Área de estudos: Infraestrutura.

Público-alvo: Estudantes que já concluíram o Ensino Fundamental que desejam cursar o ensino médio e desempenhar atividades profissionais na área de infraestrutura.

Modalidade: Presencial, integrado ao Ensino Médio.

Turno de funcionamento: Matutino e vespertino 

Regime de matrícula: Anual 

Duração: No mínimo 3 e no máximo 6 anos.

Carga Horária: 3.400 horas 

Forma de ingresso: Processo Seletivo Unificado

Requisitos: Ensino fundamental completo

Oferta: 80 vagas anuais

Contatos

Telefone: (69) 2101-0729 

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação

Nome: Alexandre Vieira Sabóia

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/7319417716931650

Confira a matriz curricular do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena e lista de Docentes do curso. 

pdf baixar 0 pdf baixar 0 

Acesse documento de redimensionamento do PPC do Curso e Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena. 

pdf baixar 0  pdf baixar 0

 
Fim do conteúdo da página