IFRO realiza consultas públicas para área de pós-graduação

Publicado: Terça, 10 de Março de 2020, 17h17 | Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 19h10

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está com três consultas públicas para documentos relacionados aos cursos de pós-graduação ofertados pela instituição. As contribuições da comunidade podem ser feitas até o próximo dia 22 de março. Estão em processo de criação o Regulamento para Elaboração e Reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pós-Graduação e também o referente às Ações Afirmativas na Pós-Graduação. E uma terceira consulta trata da qualificação de servidores do Instituto Federal de Rondônia.

Sobre o Regulamento de Ações Afirmativas nos cursos de Pós-Graduação, será um instrumento de promoção dos valores democráticos, de respeito à diferença e à diversidade étnico-racial e das condições de inclusão das pessoas com deficiência (PcD), mediante a ampliação de acesso aos cursos de especialização, mestrado e doutorado na instituição. A aplicação será feita aos editais de ingresso dos cursos de Pós-Graduação Lato sensu e Stricto sensu da instituição.

A outra consulta pública se estende ao regulamento que estabelece os procedimentos a serem adotados para elaboração e reformulação dos Projetos Pedagógicos de cursos de Pós-Graduação Lato sensu ofertados na modalidade presencial ou a distância nos campi do IFRO. Os cursos de pós-graduação Lato sensu são os denominados cursos de especialização, que são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.

Já a consulta para normatizar a participação de servidores em Ação de Desenvolvimento em Serviço para fins de qualificação em programa de pós-graduação Stricto sensu finaliza no dia 20 de março. O documento é acompanhado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP/IFRO) e contempla os casos em que o servidor participa de programa de pós-graduação Stricto sensu ofertados por instituições parceiras, com redução da jornada de trabalho, mas sem necessidade de compensação de horário, quando essa participação no curso puder ocorrer simultaneamente ao exercício da jornada de trabalho.

Para acessar cada proposta de regulamente e os devidos questionários de propostas, clique nos links abaixo.

1. Regulamento para Elaboração e Reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pós-Graduação: https://portal.ifro.edu.br/consulta-publica/9692-regulamento-de-elaboracao-e-reformulacao-dos-cursos-de-pos-graduacao-lato-sensu
  2. Regulamento das Ações Afirmativas na Pós-Graduação: https://portal.ifro.edu.br/consulta-publica/9704-regulamento-de-acoes-afirmativas-na-pos-graduacao
  3. Normatização da participação de servidores em Ação de Desenvolvimento em Serviço para fins de qualificação em programa de Pós-Graduação Stricto sensu: https://portal.ifro.edu.br/consulta-publica/9635-consulta-publica-portaria-n-255-2020-normatizacao-da-participacao-de-servidores-em-acao-de-desenvolvimento-em-servico-para-fins-de-qualificacao-em-programa-de-pos-graduacao-stricto-sensu