Editais de institucionalização de projetos de pesquisa são lançados para pesquisadores do IFRO

Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 13h05 | Última atualização em Quarta, 04 de Março de 2020, 13h06

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp), com apoio dos Departamentos de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesps), informa que foram publicados dois editais de institucionalização de projetos de pesquisa.

O Edital 1/2020 é de institucionalização de projetos de pesquisa sem concessão de taxa de bancada ou bolsa para pesquisadores dos campi Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Jaru, Ariquemes, Porto Velho Zona Norte e Guajará-Mirim. E o Edital 2/2020 destina-se à institucionalização de projetos de pesquisa sem concessão de taxa de bancada ou bolsa para servidores, a serem realizados com instituições parceiras, incluindo os projetos de dissertação e de tese desenvolvidos pelos servidores do IFRO nas parcerias.

As propostas deverão ser submetidas até o 15º dia de cada mês, a contar a partir do mês de março de 2020. Os editais foram publicados em 21 de fevereiro neste LINK de acesso.

Conforme a Propesp/IFRO, é importante destacar que os editais não envolvem recursos financeiros. Ambas chamadas surgiram a partir de demanda interna, na qual se identificou que projetos de pesquisas que utilizam a infraestrutura, tempo dedicado por parte dos servidores (que orientavam alunos, entre outras ações) poderiam ser institucionalizados.

Os editais do Programa Institucional de Pesquisa (PIP) são publicados desde 2015, para cômputo da força de trabalho e ações desenvolvidas pelo IFRO. Quanto aos servidores que desenvolvem projetos durante mestrado ou doutorado nas parcerias do IFRO, orienta-se o registro no Edital 2/2020. Os editais são gerenciados pelos Departamentos de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação dos campi.

Os dois editais somam-se, ainda, aos editais publicados especificamente para os campi Colorado do Oeste e Porto Velho Calama, que permanecem vigentes e disponíveis em suas páginas específicas.

Para mais informações:

Acesse o Edital 1/2020 neste LINK.

Já o Edital 2/2020, pode ser acessado neste LINK.

Os editais da área de pesquisa do Campus Colorado do Oeste estão neste LINK.

E o edital de institucionalização de pesquisa do Campus Porto Velho Calama está neste LINK.