Campus Colorado do Oeste e PM lançam Projeto Lapidar

Publicado: Segunda, 10 de Julho de 2017, 18h46 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 16h01

Campus Colorado do Oeste

O Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, em parceria com a Polícia Militar, realizou o evento de abertura do “LAPIDAR: um projeto de integração de conhecimentos para a formação das diversas dimensões humanas”, na quarta-feira (05). No evento, foram expostos os objetivos e etapas do projeto aos pais e responsáveis pelas 50 crianças e adolescentes matriculados na Guarda Mirim de Colorado do Oeste que serão atendidos pelas atividades.

A coordenadora do projeto, professora Maria Lúcia Colombo, apresentou os objetivos e ações a todos os presentes e ressaltou que “o projeto pretende fortalecer as ações já empreendidas pela Guarda Mirim para a formação ética e cidadã dos 50 alunos matriculados na entidade, por meio do desenvolvimento de atividades interdisciplinares que resgatem os aspectos históricos, bem como a transformação da fauna e da flora do município de Colorado do Oeste, além de oportunizar atividades educativas, culturais, esportivas, tecnológicas e sociais”.

Na oportunidade, o Comandante da Polícia Militar, Capitão Rudinei João Bessegato Pogere, reforçou o ineditismo do projeto e destacou: “Esta parceria entre a PM e o IFRO é de grande importância para a complementação da formação ética, cidadã e intelectual dos alunos da Guarda Mirim”.

O Sargento Valdney da Silva Ferreira, coordenador responsável pela Guarda Mirim comentou sobre as origens do projeto. “Esta parceria surgiu de uma conversa informal, com a sugestão da professora Maria Lúcia de ministrar palestras com o intuito de contribuir com as ações da Guarda Mirim. Em um segundo momento, ela propôs realizar várias atividades, contemplando as mais diversas áreas com o formato de projeto de extensão e a possibilidade de uma parceria. Isso para nós da Guarda Mirim foi de extrema valia, pois contribuirá com a formação dos alunos e complementará as nossas atividades. Este é um projeto e uma parceria que têm tudo para dar bons frutos para a sociedade”, afirmou.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Marlúcia da Silva, destacou que “a Guarda Mirim favorece a formação das crianças e adolescentes, orienta às escolhas da vida, apontando os preceitos morais e de dignidade que um cidadão de bem deve ter. Essa parceria com o IFRO só tende a contribuir de forma mais integralizada, atendendo a outras necessidades como cultura e oferta de conhecimentos interdisciplinares e aprimorados nas mais diversas áreas, abordando a valorização do nosso município”.

O Projeto

As atividades do projeto serão iniciadas no dia 28 de julho e o encerramento está previsto para o dia 08 de dezembro de 2017, com a formatura dos Guardas Mirins, no Centro de Convenções Eduardo Valverde do IFRO Campus Colorado do Oeste, e entrega de certificados do Curso “Identidade Cultural e Cidadania”.

Para a execução do projeto LAPIDAR estão envolvidos 15 servidores e 14 alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFRO Campus Colorado do Oeste. Os participantes são professores de diversas áreas, dentre as quais Língua Portuguesa, História, Matemática, Arte, Música, Pedagogia, Inglês, Informática, Educação Física e os alunos do PIBID (curso de Licenciatura em Ciências Biológicas), além de uma equipe multidisciplinar de psicóloga educacional, orientadora educacional, enfermeira e coordenadores do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Alimentos Subsequente ao Ensino Médio, responsáveis pelo desenvolvimento de oficinas socioeducativas.