IFRO capacita servidores do DNIT em curso de LIBRAS
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através da Pro-Reitoria de Extensão (Proex), promove durante esta semana um curso de capacitação para os servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), unidade Porto Velho. O curso “Aprendendo LIBRAS como segunda língua” está sendo ministrado para 25 participantes, com a carga horária de 40h.
Durante quatro dias de curso ministrado pela tradutora intérprete, Márcia Cristina Florêncio Fernandes, do Campus Vilhena, os alunos estão tendo acesso aos elementos básicos que compõe a Língua Brasileira de Sinais. “Disponibilizei um material digital com mais de 200 páginas com vários sinais, um espécie de dicionário básico, para que todos tenham acesso e continuem estudando após o curso, para não perder o contato com a língua”, informou.
Segundo a coordenadora de administração e finanças do DNIT, Kelly Pinto Moreira, a capacitação atende o decreto Nº 5.626/2005, que determina que todos os órgãos públicos tenham 5% dos seus servidores com capacitação em LIBRAS. “Além de estarmos cumprindo a legislação, vamos ter condições de atender todos os cidadãos surdos da melhor forma possível”, completou.
Para o coordenador de engenharia do DNIT, Alan Oliveira de Lacerda, o dinamismo como o conteúdo está sendo trabalhado durante a capacitação ajuda a fixar o tema abordado. “Estamos nos capacitando para prestar um bom atendimento, para que todos possam acessar informações, seja na parte de multas ou na parte dos trabalhos desenvolvidos pelo DNIT”, destacou.
Redes Sociais