IFRO capacita servidores do DNIT em curso de LIBRAS

Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2016, 15h16 | Última atualização em Quarta, 26 de Outubro de 2016, 15h36

Curso libras Dnit 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através da Pro-Reitoria de Extensão (Proex), promove durante esta semana um curso de capacitação para os servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), unidade Porto Velho. O curso “Aprendendo LIBRAS como segunda língua” está sendo ministrado para 25 participantes, com a carga horária de 40h.

Durante quatro dias de curso ministrado pela tradutora intérprete, Márcia Cristina Florêncio Fernandes, do Campus Vilhena, os alunos estão tendo acesso aos elementos básicos que compõe a Língua Brasileira de Sinais. “Disponibilizei um material digital com mais de 200 páginas com vários sinais, um espécie de dicionário básico, para que todos tenham acesso e continuem estudando após o curso, para não perder o contato com a língua”, informou.

Segundo a coordenadora de administração e finanças do DNIT, Kelly Pinto Moreira, a capacitação atende o decreto Nº 5.626/2005, que determina que todos os órgãos públicos tenham 5% dos seus servidores com capacitação em LIBRAS. “Além de estarmos cumprindo a legislação, vamos ter condições de atender todos os cidadãos surdos da melhor forma possível”, completou.

Para o coordenador de engenharia do DNIT, Alan Oliveira de Lacerda, o dinamismo como o conteúdo está sendo trabalhado durante a capacitação ajuda a fixar o tema abordado. “Estamos nos capacitando para prestar um bom atendimento, para que todos possam acessar informações, seja na parte de multas ou na parte dos trabalhos desenvolvidos pelo DNIT”, destacou.

• Curso_libras_-_Dnit_1
  • Curso_libras_-_Dnit_2