Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

“Reitoria Presente!” volta a realizar reuniões e interações com unidades

Publicado: Sexta, 01 de Março de 2024, 19h01 | Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2024, 19h04

IFRO Reitoria Presente 8

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) deu continuidade ao projeto “Reitoria Presente!”, iniciado em 2023. De 6 a 9 de fevereiro, a equipe se dividiu e esteve em todas as unidades da instituição. A agenda foi realizada em diversas frentes.

“A Reitoria, Presente! é uma ação integradora que visa à aproximação da Reitoria junto aos campi, com o propósito de ampliar a percepção mais realista das demandas existentes e, juntos, Reitoria e Campus, encontrar soluções para elas. O objetivo, ainda, é ampliar momentos de diálogo, escuta, registros, encaminhamentos que devem se efetivar sem que a rotina do campus seja alterada. A primeira ação deste ano foi bastante significativa segundo os relatos de servidores, alunos e gestão dos campi. Além do diálogo, na ocasião, também conversamos com alunos e lideranças estudantis. Por fim, a ideia da Reitoria Presente! ratifica nosso compromisso com uma gestão horizontal, humanizada, parceira dos servidores e alunos e, sobretudo, transparente no que concerne às ações institucionais”, avaliou o Reitor Moisés Rosa.

Analisando a passagem da equipe por seu campus, Artur Simpson diz que “durante a visita denominada ‘Reitoria Presente’, no Campus Guajará-Mirim, pude perceber um esforço genuíno por parte da gestão superior do IFRO em estabelecer uma conexão mais estreita e realística com as unidades acadêmicas de nossa instituição. A presença da equipe da Reitoria em todas as áreas demonstrou um compromisso real em compreender as necessidades e desafios enfrentados pelos diferentes setores. Além disso, foi notável a abertura para o diálogo e a troca de ideias entre os representantes da Reitoria, os docentes, os técnicos administrativos e os alunos. Essa interação direta proporcionou um ambiente propício para o compartilhamento de experiências, preocupações e sugestões, contribuindo para uma compreensão mais abrangente das questões enfrentadas pela comunidade acadêmica”.

A equipe que foi a Colorado, Vilhena e Cacoal foi composta por Xênia Castro, Lindelaine Gomes (Proen), Janaina Leite, Olakson Pedrosa e Saulo Macedo (DEaD). “Conversamos com inúmeros setores e servidores. O Intuito era integrar Reitoria e Campi sem mudar a rotina dos campi”, explicou Janaina. Em algumas unidades o período de recepção também proporcionou que as equipes fossem apresentadas aos alunos. Em todas as unidades ocorreram conversas com servidores, visitas aos setores, apresentações e integração, como pode ser visto na matéria de recepção de Guajará-Mirim, em que os visitantes estiveram no acolhimento discente realizado em 07 de fevereiro.

A primeira vez participando da ação “Reitoria, Presente!” proporcionou à Lindelaine Gomes dos Santos, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), conhecer outras vivências e realidades dos campi. “É uma oportunidade para verificarmos de perto o quanto nosso trabalho reflete na vida dos alunos e dos servidores das unidades que assessoramos. Conhecer a outra ponta da educação, que é onde de fato vemos o resultado, me fez retornar com mais engajamento e entender o quanto ainda precisa ser feito para chegar no ponto ideal da educação de qualidade, mas também voltei com sentimento do dever estar sendo cumprido. Estar lotada na Reitoria nos limita no sentido de não ter o contato mais perto do nosso principal objetivo, os alunos, e com a ação isso pode ser sanado em alguma medida, dessa forma, corroboro com o objetivo da Reitoria, Presente! em oportunizar aos servidores a ter essa experiência, pois com certeza a gente volta com outro olhar. Contudo, reitero que os servidores dos campi também precisam ser oportunizados com uma ação para conhecer a Reitoria mais de perto e o que é desenvolvido, tendo em vista que todos têm o mesmo intuito de ter uma educação que transforma vidas!”.

Segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa, Xênia de Castro Barbosa, “para nós, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, participar desta visita aos campi Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, Cacoal, Vilhena e Colorado do Oeste foi uma oportunidade singular de imersão nos tempos e espaços dessas unidades, uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre a cultura institucional do IFRO e imergir nas dinâmicas e demandas de cada unidade. Considero que a metodologia proposta pelo professor Moisés foi uma metodologia muito acertada, porque nos permitiu conhecer melhor as necessidades dos campi e nos preparar para mais bem atendê-las”.

Também a Diretora de Programas e Projetos de Extensão/Pró-Reitoria de Extensão, Márcia Cristina Tesser, ressaltou a importância de aproximação entre gestão e os públicos do IFRO.  “Ouvir a comunidade é fundamental para conhecer as demandas e realizar as ações mais voltadas para a realidade da unidade e da comunidade onde o campus está inserido”, afirmou.

Porto Velho

A equipe composta por Mauro Henrique Miranda de Alcântara (Prodin), Gilberto Paulino (Prodin), Bruce Albuquerque (DGTI), Dâmaris Sanches (CGAB) e Marcos Barros (Propesp) esteve no dia 06 de fevereiro participando da Semana Pedagógica do Campus Zona Norte. Na oportunidade o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Mauro Henrique, representando o Reitor, deu boas-vindas aos servidores e servidoras do campus, apresentou a equipe de servidores visitantes, seus respectivos setores na Reitoria e, informou sobre a dinâmica de atendimento durante aquele dia. Além disso, fez uma breve apresentação das ações que estão ocorrendo a nível institucional neste início, especialmente aquelas divulgadas por meio da Newsletter do mês fevereiro. Ao encerrar esta etapa, a equipe ficou à disposição da comunidade para atendimento. Foram realizadas reuniões com setores específicos como Depesp, CGTI e, também, com grupo de pesquisa. As demandas e sugestões de melhorias em processos foram listadas e passam a compor as discussões de planejamento dos respectivos setores na Reitoria.

Já no dia 07/02/2024, no Campus Calama, estiveram presentes Marcos Barros (Propesp), Viviane Camelo (Ascom), Bruce Albuquerque (Prodin), Luciana Bandeira (Prodin) e Juliana Alves (Proex). Eles participaram do momento de acolhimento das turmas dos primeiros anos dos cursos técnicos. Na composição de mesa, o Professor Marcos Barros deu boas-vindas aos novos estudantes em nome do Reitor. Também foi apresentada a equipe de servidores visitantes, seus respectivos setores na Reitoria e a dinâmica de atendimento durante aquele dia. Foram realizadas reuniões com setores específicos como Depesp, CGTI e Coordenações, nas quais foram listadas demandas específicas e sugestões de melhorias em processos em setores correspondentes na Reitoria e passam a compor as discussões de planejamento.

Para Luciana Bandeira, que é servidora da Prodin (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional), “é essencial alinhar ações que contribuam para o planejamento dos campi. Destacou-se o projeto de gestão do conhecimento em andamento na Reitoria, evidenciando a importância dessa iniciativa que envolve a colaboração e experiência dos servidores para gerar valor ao Instituto. Foi incrível observar o interesse de todos pelo tema e promover a troca de feedback é fundamental. Obrigado pelo apoio e parceria oferecidos pelo Campus Zona Norte”.

Ao Campus Avançado São Miguel do Guaporé e ao Campus Ji-Paraná a equipe foi composta pelo Reitor Moisés, mais Fernanda Oliveira Costa de Goes (Proex), Elisandro de Moura Martins (Proad), Lígia Cristina de Souza (Proen) e Sônia Carla Gravena Candido da Silva (Proen). “Consideramos de suma importância visitar os campi nesse momento de início de ano letivo, uma vez que é possível identificar demandas de assessoramento que as unidades possuem, no momento oportuno para serem estudadas e desenvolvidas, pois o ano está iniciando, o que possibilita tempo adequado para o desenvolvimento. Foi perceptível ainda, como as demandas são diversas, o que singulariza cada unidade, com suas necessidades e possibilidades. As opiniões expressadas por alguns servidores no momento das visitas é de que essa proximidade, o ouvir, é fundamental para a efetividade das propostas e ações de ensino, pesquisa e extensão da instituição”, destacou a servidora Sônia.

  • IFRO_-_Reitoria_Presente_1
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_10
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_11
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_12
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_13
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_14
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_15
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_16
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_17
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_18
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_19
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_2
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_3
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_4
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_5
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_6
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_7
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_8
  • IFRO_-_Reitoria_Presente_9
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.