Guajará-Mirim tem inicio de ano marcado por semana pedagógica, acolhimento discente e presença de representantes da Reitoria

Publicado: Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 11h11 | Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 11h11 | Acessos: 264

Guajará 2024 8O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, teve seu início do ano letivo marcado pela realização da Semana Pedagógica, seguida do acolhimento discente e recepção do projeto “Reitoria Presente”. As boas-vindas discentes para 2024 foram para os cursos integrados (Informática, Biotecnologia e EJA-Administração), subsequentes (Enfermagem e Análises Clínicas) e graduações (Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia).

A Semana Pedagógica ocorreu no Campus Guajará-Mirim entre os dias 1° a 6 de fevereiro. Diversas atividades foram realizadas, incluindo um momento denominado “Apresentação de Departamentos, Coordenações e Núcleos”, no qual os setores e seus respectivos integrantes foram apresentados, com o intuito principal de informar aos novos servidores sobre as coordenações/departamentos existentes e suas funções. Palestras foram realizadas, como “Educação Antirracista”, com Paulo Alberto dos Santos Vieira (Unemat); “IFRO Mobile: uso do aplicativo pelos/as docentes”, com Hedi Carlos Minim; “O Ensino Médio Integrado e a reforma no contexto dos Institutos Federais”, com Alessandro Eziquiel da Paixão (IFC), Adilson Cesar de Araujo (IFB) e Gedeli Ferrazzo (IFRO); “Compreendendo a Adolescência na Educação Profissional” e “Práticas Pedagógicas e contribuições para o Desenvolvimento Integral dos Estudantes”, com Jorge Washington de Amorim Junior.

Segundo a comissão organizadora do evento, representada pela servidora Luciana Ribeiro Tiburtino Aguiar, “a Semana Pedagógica 2024/1 buscou promover reflexões sobre a prática pedagógica dos professores. Principalmente com experiências a partir do ano letivo de 2023, o que precisamos melhorar? Foi o que embasou todo o encontro. Assim, buscamos refletir alguns aspectos, dentre eles: os vários setores que temos no campus e como são importantes nessa união com o ensino, a finalização do semestre com orientações do que precisamos melhorar. Além disso, a realização de uma oficina sobre as práticas pedagógicas para o desenvolvimento integral de nossos estudantes, ministrada pelo professor doutor Jorge Amorim, que contribuiu muito em nossa formação”.

A comissão de acolhimento discente, representada pela Professora Leidiana Batista, organizou uma programação recheada de atividades. Para ela, “o acolhimento no campus é uma necessidade. Conhecer, aproximar-se e acolher. Esses são os princípios básicos para que um aluno ingresse e permaneça na escola, sentindo-se seguro e apto para iniciar a aprendizagem e o convívio social com os colegas e servidores. Nesse sentido, a comissão contou com a participação de coordenadores dos cursos, docentes, alunos entre outros profissionais, com o objetivo de termos um primeiro dia de volta às aulas incrível. Em que os alunos e pais puderam conhecer o campus através de um tour institucional, participaram de dinâmicas em equipe, rodas de conversa, palestras sobre carreira profissional, conheceram alguns projetos desenvolvidos pelo campus”.

“Além disso, proporcionamos aos nossos alunos momentos culturais em todos os turnos de aula. A música possui um papel importante na educação, contribuindo para o desenvolvimento do aluno. Contamos com a participação externa de servidores do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Universidade Federal de Rondônia e Secretária Municipal de Saúde”, completou a docente.

O acolhimento discente ocorreu no dia 07 de fevereiro, durante os três turnos. Nos períodos matutino e vespertino, a abertura ocorreu com uma fala de boas-vindas da Diretora-Geral do Campus Guajará-Mirim, Elaine Carvalho. Em seguida, a Diretora de Programas e Projetos de Extensão da Reitoria, Márcia Tesser, explicou o projeto “Reitoria Presente”, apresentou a equipe que estava desenvolvendo os trabalhos no campus, contou sobre a sua experiência na rede IFRO e sobre as oportunidades que a instituição oferta.

Logo depois, o Coordenador de Registros Acadêmicos (CRA), Valnei Oliveira, e a Coordenadora de Comunicação e Eventos (CCOM), Stefhany Melo, explicaram as atribuições dos setores e passaram alguns avisos. Por fim, a Diretora de Ensino (DE), Maria Enisia, realizou falas sobre a programação para o ano letivo, deu conselhos sobre o comportamento dentro e fora das salas de aula, e desejou um excelente ano para todos.

No período da noite, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Mauro Henrique Miranda de Alcântara, representou a Reitoria, realizando falas sobre os planos e projetos do IFRO em 2024, e explicando sobre os que serão realizados no Campus Guajará-Mirim, e sobre as oportunidades que gerarão para os estudantes. A visita de servidores no “Projeto Reitoria Presente” consiste na manutenção da aproximação com os campi por equipes compostas por pró-reitores e outros representantes da reitoria, para conversarem com servidores e estudantes, estreitando laços com a comunidade. Também fizeram parte da comitiva a Diretora de Administração (DADM), Nirce Vieira Loras; a Coordenadora de Patrimônio e Almoxarifado (CPALM), Wilka Alexandra de Lima Campos; a Diretora de Orçamento e Finanças (DOF), Rosiane Carvalho de Jesus; o Diretor de Planejamento (DPLAN), Gilberto Paulino da Silva; e o Assessor Especial da Reitoria, Artur Virgilio Simpson Martins.

• Guajará-2024_1
  • Guajará-2024_10