Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Palestra sobre Educação Antirracista abrirá Semana Pedagógica Integrada do IFRO

Publicado: Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 14h19 | Última atualização em Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 18h50

WEvento terá início na manhã desta quinta-feira, às 10h, e será transmitido pelo do IFRO no Youtube 

O Instituto Federal de Rondônia, através da Pró-Reitoria de Ensino, inicia na manhã da próxima quinta-feira (1º de fevereiro) a Semana Pedagógica Integrada.  Às 10h, no Campus Porto Velho Calama, será realizada a palestra de abertura intitulada “Educação Antirracista”, proferida pelo professor Dr. Paulo Alberto dos Santos Vieira da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). A ação será transmitida pelo canal do Youtube do IFRO, no seguinte link: https://www.youtube.com/live/JPNmjmqx-ZE?feature=shared.

Conforme o Pró-Reitor de Ensino Substituto, Prof. Jean Peixoto Campos, "a ação de discussão sobre o tema pode ser vista como informação e formação cidadã, acima de tudo, possibilitando a desconstrução de vieses preconceituosos. Isso permite o desenvolvimento de indivíduos que respeitam a diversidade presente na sociedade".

Durante a tarde de sexta-feira (02), a partir das 14h, ocorrerá a mesa redonda intitulada “O Ensino Médio Integrado e a reforma no contexto dos Institutos Federais”, com a participação dos professores Alessandro Eziquiel da Paixão (IFC), Adilson Cesar de Araújo (IFB), Gedeli Ferrazzo (IFRO). O debate será mediado pela professora Sheylla Chediak (IFRO). A atividade será realizada de forma on-line e transmitida via Youtube, pelo link: https://www.youtube.com/live/Bfl4zA_imVo?feature=shared.

A atividade tem como objetivo discutir o Ensino Médio Integrado e a reforma no contexto dos Institutos Federais, tema muito relevante para o momento de reestruturação da política para o Ensino Médio no Brasil e para o IFRO, que está em fase de construção do currículo de referência para o Ensino Médio Integrado.

 

Semana Pedagógica Integrada

A Semana Pedagógica Integrada tem como objetivo fortalecer a identidade da Educação Profissional e Tecnológica no IFRO, com base no conceito de formação integral na perspectiva da politecnia.

A proposta de integrar as semanas pedagógicas entre os campi pretende alinhar e aprimorar as políticas institucionais para o ensino, com vistas ao fortalecimento do currículo e ao resgate das bases e princípios da EPT.

Esta ação incorpora-se ao programa de formação continuada do IFRO, podendo os campi inserir as palestras e oficinas elencadas na programação das semanas pedagógicas locais.

 

Sobre o palestrante e participantes da mesa-redonda

Professor Paulo Alberto é Professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, Pós-Doutor pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB; Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Especialista em Metodologia da Pesquisa em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e em Sociedade e Agricultura no Brasil pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNEMAT-2022/2024) Coordenador da Rede MT Ubuntu/Polo Sinop (2022/2024). Gestor do Acordo de Cooperação Internacional Unemat/Unipúnguè: Moçambique (2022/2025). Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (NEGRA/UNEMAT). Integrante da Rede Universitas/Br - Eixo 5: acesso e permanência no ensino superior. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, Políticas Educacionais Contemporâneas. Educação e Sociedades Afrodiaspóricas. Educação para as Relações Étnico-raciais. Tem mais de 150 trabalhos publicados entre artigos, livros, capítulos de livros e anais de eventos.

Adilson Cesar de Araújo

Licenciado em História pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília, Mestre em Gestão da Educação e Políticas Educacionais, Doutor em Educação, ambos pela Universidade de Brasília. Possui experiência na área de Gestão da Educação e atuou como professor do ensino superior nas áreas de gestão educacional e políticas públicas, avaliação, organização do trabalho pedagógico, currículo escolar, sociologia da educação e história da educação. Foi Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Educação de Brasília e membro do Conselho de Educação do Distrito Federal.

Alessandro Eziquiel da Paixão

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais; Mestrado em Sociologia; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense (IFC). Foi professor de Sociologia na rede pública de ensino do Paraná de 2005 a 2010, atuando no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho e Sociologia da Educação.

Gedeli Ferrazzo

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é professora de filosofia no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Politécnica, Educação integral, Ensino Médio Integrado e Formação de professores.

Sheylla Chediak

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho" - UNESP/Araraquara; Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia; Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia; Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Rondônia; Formação técnica de nível médio em Magistério. Experiência em docência, gestão escolar e formação docente. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e atua em três grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Propostas sobre formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC - UNESP), Núcleo de Pesquisas e Estudos Aplicados em Aprendizagem Ativa na Educação Básica, Técnica e Tecnológica (NUPAT - IFMS) e Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI - IFRO).

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.