Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Palestra sobre Educação Antirracista abrirá Semana Pedagógica Integrada do IFRO

Publicado: Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 14h19 | Última atualização em Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 18h50

WEvento terá início na manhã desta quinta-feira, às 10h, e será transmitido pelo do IFRO no Youtube 

O Instituto Federal de Rondônia, através da Pró-Reitoria de Ensino, inicia na manhã da próxima quinta-feira (1º de fevereiro) a Semana Pedagógica Integrada.  Às 10h, no Campus Porto Velho Calama, será realizada a palestra de abertura intitulada “Educação Antirracista”, proferida pelo professor Dr. Paulo Alberto dos Santos Vieira da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). A ação será transmitida pelo canal do Youtube do IFRO, no seguinte link: https://www.youtube.com/live/JPNmjmqx-ZE?feature=shared.

Conforme o Pró-Reitor de Ensino Substituto, Prof. Jean Peixoto Campos, "a ação de discussão sobre o tema pode ser vista como informação e formação cidadã, acima de tudo, possibilitando a desconstrução de vieses preconceituosos. Isso permite o desenvolvimento de indivíduos que respeitam a diversidade presente na sociedade".

Durante a tarde de sexta-feira (02), a partir das 14h, ocorrerá a mesa redonda intitulada “O Ensino Médio Integrado e a reforma no contexto dos Institutos Federais”, com a participação dos professores Alessandro Eziquiel da Paixão (IFC), Adilson Cesar de Araújo (IFB), Gedeli Ferrazzo (IFRO). O debate será mediado pela professora Sheylla Chediak (IFRO). A atividade será realizada de forma on-line e transmitida via Youtube, pelo link: https://www.youtube.com/live/Bfl4zA_imVo?feature=shared.

A atividade tem como objetivo discutir o Ensino Médio Integrado e a reforma no contexto dos Institutos Federais, tema muito relevante para o momento de reestruturação da política para o Ensino Médio no Brasil e para o IFRO, que está em fase de construção do currículo de referência para o Ensino Médio Integrado.

 

Semana Pedagógica Integrada

A Semana Pedagógica Integrada tem como objetivo fortalecer a identidade da Educação Profissional e Tecnológica no IFRO, com base no conceito de formação integral na perspectiva da politecnia.

A proposta de integrar as semanas pedagógicas entre os campi pretende alinhar e aprimorar as políticas institucionais para o ensino, com vistas ao fortalecimento do currículo e ao resgate das bases e princípios da EPT.

Esta ação incorpora-se ao programa de formação continuada do IFRO, podendo os campi inserir as palestras e oficinas elencadas na programação das semanas pedagógicas locais.

 

Sobre o palestrante e participantes da mesa-redonda

Professor Paulo Alberto é Professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, Pós-Doutor pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB; Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Especialista em Metodologia da Pesquisa em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e em Sociedade e Agricultura no Brasil pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNEMAT-2022/2024) Coordenador da Rede MT Ubuntu/Polo Sinop (2022/2024). Gestor do Acordo de Cooperação Internacional Unemat/Unipúnguè: Moçambique (2022/2025). Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (NEGRA/UNEMAT). Integrante da Rede Universitas/Br - Eixo 5: acesso e permanência no ensino superior. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, Políticas Educacionais Contemporâneas. Educação e Sociedades Afrodiaspóricas. Educação para as Relações Étnico-raciais. Tem mais de 150 trabalhos publicados entre artigos, livros, capítulos de livros e anais de eventos.

Adilson Cesar de Araújo

Licenciado em História pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília, Mestre em Gestão da Educação e Políticas Educacionais, Doutor em Educação, ambos pela Universidade de Brasília. Possui experiência na área de Gestão da Educação e atuou como professor do ensino superior nas áreas de gestão educacional e políticas públicas, avaliação, organização do trabalho pedagógico, currículo escolar, sociologia da educação e história da educação. Foi Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Educação de Brasília e membro do Conselho de Educação do Distrito Federal.

Alessandro Eziquiel da Paixão

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais; Mestrado em Sociologia; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense (IFC). Foi professor de Sociologia na rede pública de ensino do Paraná de 2005 a 2010, atuando no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho e Sociologia da Educação.

Gedeli Ferrazzo

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é professora de filosofia no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Politécnica, Educação integral, Ensino Médio Integrado e Formação de professores.

Sheylla Chediak

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho" - UNESP/Araraquara; Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia; Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia; Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Rondônia; Formação técnica de nível médio em Magistério. Experiência em docência, gestão escolar e formação docente. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e atua em três grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Propostas sobre formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC - UNESP), Núcleo de Pesquisas e Estudos Aplicados em Aprendizagem Ativa na Educação Básica, Técnica e Tecnológica (NUPAT - IFMS) e Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI - IFRO).

Fim do conteúdo da página