Intercâmbio: estudante do IFRO Campus Ji-Paraná é selecionado para o Programa Jovens Embaixadores 2024

Publicado: Sexta, 12 de Janeiro de 2024, 15h39 | Última atualização em Sexta, 12 de Janeiro de 2024, 15h39

Martin JIPAPelo quarto ano consecutivo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) teve um aluno selecionado no Programa Jovens Embaixadores 2024. O resultado foi divulgado ainda em 2023, com Martin Rodrigues Lopes sendo o selecionado. Ele cursa o 3º ano do Curso Técnico em Informática no Campus Ji-Paraná.

O Reitor Moisés Rosa destaca que “para o IFRO é extremamente gratificante que alunos(as) representem nossa instituição e o estado de Rondônia em um Programa tão importante para o exercício da cidadania e da ampliação do repertório linguístico como um todo, quanto o Programa Jovens Embaixadores. Não há dúvidas de que a vida do Martin será impactada positivamente e consequentemente isto retornará para a sociedade. Parabenizamos o aluno pelo grande feito”.

Martin foi selecionado dentre 8.977 candidatos de todo o Brasil, e agora irá participar junto com mais 45 jovens de todo o Brasil com o mesmo perfil. Ele viaja para esta experiência nova no próximo dia 16 de janeiro, para passar 3 semanas no outro país. “Eu fiquei sabendo do programa através de uma amiga minha que passou no Jovens Embaixadores de 2023, a Thayná. Como eu sempre quis fazer intercâmbio, eu pesquisei quais eram os requisitos e fiquei muito feliz de ver que eu podia participar. Foi um processo longo, cheio de provas e formulários, mas eu nunca perdi a esperança que conseguiria passar. E passei! Quando vi o meu nome na lista, chorei de emoção. Tenho muita gratidão por todos que me ajudaram”, conta o discente.

O Programa Jovens Embaixadores (JE) é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado Norte-Americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e implementado pela Associação Grupo Mais Unidos.  Criado em 2002, o JE é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes do Brasil que estão no ensino médio da rede pública e que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Desde a seleção, Martin conta que tem sido uma correria para organizar documentos e finalizar formulários: “mas com aquela empolgação e ansiedade pela viagem! Confesso que cada vez que chega mais perto, a ansiedade vai aumentando. Eu mal posso esperar para conhecer o pessoal que passou junto comigo e compartilhar experiências, aprender com todos e espero que eu possa ensinar também! Espero representar bem Rondônia e vou me esforçar o máximo pra isso!”, compartilha.

Segundo a Assessora de Relações Internacionais do IFRO, Diana Ketlem Nascimento, “me sinto muito feliz em saber que temos mais um aluno do IFRO representando Rondônia no Programa Jovens Embaixadores. Um programa que é muito importante pra mim por já ter participado quando eu estava no ensino médio. Sei o quanto a vida do Martin vai mudar e desejo que ele tenha a melhor experiência da vida dele durante o programa”.

O público-alvo do programa são jovens com espírito empreendedor que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, sejam elas pequenas ou grandes, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social.  Assim como estudantes do ensino médio já começam a pensar em carreiras e oportunidades profissionais, o programa também foca no desenvolvimento de habilidades para o ambiente em constante transformação do século XXI.  A experiência de participar no JE permite que os horizontes dessas pessoas se ampliem, ao mesmo tempo em que elas nos auxiliam no estreitamento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

Histórico do IFRO

Em 2023, a única de Rondônia selecionada foi a estudante do Curso Técnico em Informática, Thayna Albuquerque Silva, também do Campus Ji-Paraná. E no Programa Jovens Embaixadores 2022, foi Dyuly Kelry Costa Guimarães do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRO Campus Porto Velho Calama. Ela havia desenvolvido a proposta aprovada o Hub Virtual de Inovação, visando desenvolver um Núcleo Virtual de Inovação para realizar a transferência de conhecimento para o aprimoramento das capacidades tecnológicas e de aprendizagem e para a produção dos principais atores do Sistema Estadual de Inovação de Rondônia. E, em 2021, do Curso de Edificações do Campus Calama, foi Nicolas Costa Feitoza quem participou junto a outros 32 jovens brasileiros de escolas públicas de diversos estados do Brasil, num universo de cerca de dez mil inscritos.

O primeiro representante do IFRO foi em 2017, quando foi selecionado o aluno do Campus de Ji-Paraná, Lucas Brito da Silva. “Eu tenho registro de alunos que participaram desde 2009 de outras escolas públicas do estado de Rondônia, mas até agora esses foram os 5 do IFRO que já participaram. Já são 5 alunos, fora os demais de outras escolas também que foram selecionados ao longo dos anos”, relembra a Assessora de Relações Internacionais.

“Aproveito para relembrar que o programa acontece todos os anos e quem tiver interesse pode pesquisar mais para ver o edital deste ano e já ficar atento nos pré-requisitos para participar. Geralmente a inscrição acontece no final do primeiro semestre. Eu me coloco à disposição para tirar dúvidas pelo email da Arint/IFRO: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.”, faz o convite a Professora Diana. O site para acessar o último edital e também obter mais informações sobre o Programa Jovens Embaixadores pode ser acessado aqui.