Estudante do Curso Técnico em Edificações do Campus Calama participa de Programa Jovens Embaixadores

Publicado: Terça, 29 de Junho de 2021, 13h12 | Última atualização em Terça, 29 de Junho de 2021, 13h12 | Acessos: 60666

NicolasNicolas Costa Feitoza, 16 anos, aluno do 2º ano do Curso de Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, é um dos membros do Programa Jovens Embaixadores. Ele foi selecionado junto a outros 32 participantes brasileiros de escolas públicas de diversos estados do Brasil num universo de cerca de dez mil inscritos.

O programa é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos, promovido pela Embaixada Americana, destinado a estudantes do ensino médio que têm bom desempenho acadêmico e conhecimento da língua inglesa, além de capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Devido à pandemia de covid-19, o programa está sendo desenvolvido de forma virtual e, neste período, entre os meses de junho e agosto, eles participarão de vários encontros e oficinas sobre liderança, cidadania, cultura e comunicação, cidadania digital e mudanças sociais ocorridas na própria comunidade e em nível global.

Nicolas diz que sempre quis ajudar a melhorar a situação em que vive, seja pelas causas sociais ou ambientais. “Eu estou sempre envolvido em projetos educacionais ou ambientais que possam melhorar onde eu vivo”, destaca, informando que já vem trocando experiências com os companheiros do projeto.

“O programa começou há um tempinho, porém, assim que recebemos a notícia, já corremos atrás de todo mundo para conversar e trocar experiências, agora somos muito unidos e nos ajudamos muito. Já fiz muitos amigos de outros estados com os quais me identifiquei muito”, destaca.

A Professora Sheylla Chediak, Coordenadora do Intercâmbio de Língua Inglesa no IFRO Calama, destaca o empenho do aluno e diz que o interesse dele é motivo de orgulho para os professores. Após concluir o ensino médio, Nicolas diz que pretende cursar Relações Internacionais ou Ciências Políticas, de modo que sua atuação possa ter sempre um impacto positivo em sua comunidade.

“Ainda não sei, mas estou certo que farei. Possivelmente seria um projeto social que impactasse positivamente no meio ambiente ou nas causas educacionais”. Segundo ele, “o IFRO foi o que me abriu as portas para esse mundo das causas sociais. Eu acho muito interessante principalmente por que mesmo que você não siga carreira no seu curso técnico, o Instituto tem sempre um leque de oportunidades bem amplo para nos oferecer”, destaca.

Para Nicolas, o Programa Jovens Embaixadores também pode ajudá-lo a “construir cada vez mais a minha capacidade de liderança e impacto social, além de ajudar a formar o meu pensamento crítico para o que eu for seguir futuramente”, conclui.