Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Oferecendo aos rondonienses uma educação que transforma, IFRO comemora 15 anos

Publicado: Sexta, 29 de Dezembro de 2023, 17h04 | Última atualização em Sexta, 29 de Dezembro de 2023, 17h07

15 anos IFROHá 15 anos foi publicada a lei que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Rede na qual o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) faz parte, com seus 10 campi (Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena) e mais a Reitoria em Porto Velho.

Com a Lei 11.892, de 29/12/2008, foram criados Institutos Federais em todo o Brasil. Atualmente, são 38 Institutos Federais, 2 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, além de escolas técnicas ligadas a universidades federais. Cada uma destas instituições é composta por campi que atuam como unidades descentralizadas de ensino, dessa forma, o ensino das IFs chega a mais locais. Atualmente, o país conta com mais de 682 unidades, distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. São mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados tanto nos grandes centros quanto no interior do país. E até 2026 a expectativa é que sejam inaugurados mais 100 campi no país, conforme plano de expansão do governo federal

As instituições atuam em Rede, e alcançam êxito não só dentro do Brasil. O IFRO inclusive tem conseguido bons contatos com outras regiões. “Em relação à Assessoria de Relações Internacionais (Arint/IFRO), a expectativa é retomar as parcerias com as instituições internacionais que já tínhamos e algumas novas para promover melhor a internacionalização do IFRO. Assim como termos editais de mobilidades para alunos e servidores”, demonstra as expectativas da área a Assessora de Relações Internacionais, Diana Ketlem Paula do Nascimento.

Sob a ótica do Ensino, entre os marcos mais significativos, destacam-se o lançamento do Edital Bolsa Permanência especificamente para estudantes indígenas e quilombolas, matriculados nos cursos técnicos de nível médio, e o Edital de formação de coletivos com eixos extremamente relevantes para a formação dos estudantes e de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária, com destaque para: valorização das culturas indígenas e quilombolas; protagonismo feminino; diversidade e identidade de gênero; protagonismo e autonomia das pessoas com deficiência e combate ao discurso de ódio e promoção da cultura de paz.

Conforme a Pró-Reitora de Ensino, Sheylla Chediak, o ano de 2023 foi um ano desafiador e de muitas mudanças na Proen/IFRO e, apesar de todos os obstáculos, também foi um ano de muitas conquistas, consolidando-se como um setor ativo na promoção da educação inclusiva e na busca em fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica por meio da formação continuada e da melhoria no currículo.

“A Proen participou ativamente na discussão sobre a importância da formação geral comum (FGC) e o projeto do Ensino Médio Integrado e desenvolveu um trabalho coletivo integrado rumo às garantias dos conhecimentos essenciais da FGC no currículo do EMI. Também participou no âmbito nacional das discussões sobre as políticas para a formação inicial de professores, promovendo o Seminário de Formação de Professores do IFRO para engajar todos na importante missão de construir um currículo de qualidade”.

A Pró-Reitora mostra que os eventos realizados buscaram a integração entre os campi com pautas importantes para gestores, estudantes de licenciatura, lideranças estudantis e coordenações setoriais, tais como Enpex (Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão), Enlic (Encontro de Licenciaturas), E-Líderes (Encontro de Lideranças Estudantis) e Encontro de Coordenadores dos Napnes (Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas).

“Vale destacar também que obtivemos notas acima da média na avaliação dos cursos superiores em 2023, com notas 4 e 5, entregando mais do que o mínimo exigido pelo MEC ou como símbolo de excelência, que foi o caso de Engenharia Agronômica do Campus Colorado do Oeste. Obviamente os resultados exitosos representam a teia que somos no IFRO, são esforços e dedicação distribuídos em todas as unidades; seguindo o propósito de ofertar educação pública, inclusiva e de qualidade. Esses esforços não apenas contribuem para a formação acadêmica, mas também refletem o compromisso do IFRO em construir uma sociedade mais justa e igualitária por meio da educação”, avalia a Professora Sheylla.

Diversas ações foram realizadas no âmbito do IFRO em 2023, incluindo a consulta à comunidade acadêmica do Instituto Federal de Rondônia para escolha do Reitor e dos(as) Diretores(as)-Gerais dos Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena, realizada no mês de maio.

Ainda neste ano foi organizado o VI Congresso Amazônico de Educação a Distância, que destacou os desafios da Inteligência Arti­ficial nos Saberes e Práticas Beradeiras, obtendo mais de 1.800 participantes e 5 mil acessos aos conteúdos produzidos pelo evento. No ensino de forma on-line, foram disponibilizados novos cursos na Plataforma MOOC (Massive Open Online Course), entre eles Propriedade Intelectual e Banco de Dados de Patente como Ferramentas de Suporte à Pesquisa; Ambientação ao Núcleo de Inovação Tecnológica –NIT/IFRO; Moodle para professores e Desbravando o Moodle.

Na área de pesquisa, as unidades do IFRO tiveram atividades dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, objetivando apoiar a realização de ações de popularização da ciência alusivas à 20ª da SNCT nos campi, por meio de recurso de projeto aprovado junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – Chamada CNPq/MCTI nº 01/2023: “Ciências Básicas: fonte inesgotável de conhecimentos para o desenvolvimento sustentável”, no valor de R$150.000,00, a partir do projeto da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp/IFRO).  “Para além destas viabilizações, foram realizadas ações de Popularização da Ciência na Zona Leste da Capital (EEEFM Mariana) e em Nova Mamoré (EEEFM Casimiro de Abreu), com exposição de projetos, planetário itinerante (IFAC), mostra de ciências, astronomia e astronáutica”, informa a Pró-Reitoria.

 Pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRO), comemora-se este ano a inclusão do IFRO na bolsa-formação Aquicultura, que objetiva ofertar cursos de quali­ficação profissional em 2024, voltados a produção aquícola, com carga horária mínima de 160 horas, na modalidade presencial, para 490 pessoas. A parceria ocorre entre a Secretaria de Educação Pro­ssional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) com a Secretaria Nacional de Aquicultura (SNA) do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Como projeto de extensão, ainda se destaca a realização da Semana Rondoniense de Arte, Patrimônio e Cultura, fruto de parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) visando contribuir para a promoção, visibilidade e consolidação da arte e da cultura no âmbito do IFRO e no estado de Rondônia; compartilhar ações exitosas dos Núcleos de Arte e Cultura, promover a arte, o patrimônio e a cultura rondonienses e da região; homenagear artistas e/ou produtores de Arte com atuação no estado de Rondônia. O evento aconteceu de 16 a 18 de novembro, em Porto Velho (RO). Foram três dias de muita música, teatro, artes visuais, cinema, dança, literatura, dentre outras artes com performance dos servidores, estudantes e comunidade externa.

A gestão do IFRO também esteve presente nos campi, realizou diversas reuniões, ouviu comunidade interna e externa. Os documentos oficiais estão passando por reformulação e outros encontram-se em fase de elaboração, bem como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vem norteando diversas realizações institucionais.

De olho na qualidade de vida dos servidores, as unidades realizaram neste ano o Viva Melhor 2023, nos meses de novembro e dezembro. O Instituto Federal de Rondônia conta com um quadro atual de 1.305 servidores, de acordo com o Painel de Indicadores, contabilizados ativo permanente, substitutos e estagiários. A iniciativa institucional que tem por objetivo promover um dia de mobilização em benefício da saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho. O evento englobou diversas atividades direcionadas aos servidores, colaboradores e seus familiares. Para a Diretora de Gestão de Pessoas, Cleonice Cabral, “é visível a cada ano que passa o quanto o IFRO se desenvolveu e tem se tornado uma instituição de referência na área da educação, oferecendo benefícios para a população por meio da inovação, da pesquisa ou extensão, contribuindo de maneira sem igual para toda a sociedade rondoniense e adjacência”.

“Nós, enquanto Diretoria de Gestão de Pessoas, entendemos que nossa contribuição é extremamente importante e valiosa para o bom andamento das atividades e, consequentemente, atingimento da missão do IFRO, visto que exercemos papel fundamental no processo de construção de uma instituição cada vez melhor. É chegada a hora de refletirmos sobre o ano que está se findando, os erros acertos e focarmos no que poderá ser melhorado para o próximo ano. Tenham certeza que foi mais um ano em que toda a equipe da DGP trabalhou com muita dedicação, esforço e compromisso. Nosso desejo é que para o próximo ano possamos estar juntos novamente, superando todos os desafios que por ventura surgirem!”, completa Cleonice.

Uma das formas de incentivo existentes na instituição é o Edital de Afastamento Pós-Graduação em que participam docentes e técnicos administrativos. A seleção de afastamento fornece transparência aos servidores interessados em se afastarem integralmente das atividades do IFRO para realizar cursos de pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado, alinhado com o objetivo estratégico do IFRO (PDI 2023 a 2027), que visa promover a quali­ficação e capacitação de servidores, visando alcançar resultados institucionais.

Para conhecer mais sobre a instituição, confira o histórico de algumas das matérias publicadas com as comemorações do Instituto Federal no estado de Rondônia ano a ano:

14 anos

13 anos

12 anos

11 anos

10 anos

9 anos

8 anos

7 anos

Também foram publicados quatro volumes do e-book “IFRO na história – A comunicação no site institucional enquanto relato da construção do Instituto Federal em Rondônia”. Cada volume aborda um tema: Gestão; Alunos e Ensino; Inovação e Tecnologia; Comunicação e Relação com a sociedade.  A história IFRO foi contada por meio de notícias publicadas no portal institucional, conforme organização dos jornalistas lotados na Assessoria de Comunicação e Eventos (Ascom/IFRO), Dennis Weberton Vendruscolo Gonçalves e Rosália Silva. A matéria completa está neste link aqui.

Nacionalmente, para comemorar os 15 anos, o Ministério da Educação publicou matéria alusiva à data, confira clicando aqui.

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.