Lei de criação dos Institutos Federais completa 7 anos

Publicado: Terça, 05 de Janeiro de 2016, 10h01 | Última atualização em Terça, 05 de Janeiro de 2016, 10h01

O Instituto Federal de Rondônia é uma instituição detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar equiparada às universidades federais. Integra educação profissional e tecnológica à educação básica, através de uma estrutura pluricurricular e multicampi, desenvolvendo um ambiente voltado para uma educação tecnológica e científica compromissada com a qualidade e com o desenvolvimento sustentável.

Autarquias federais vinculadas ao Ministério da Educação, os Institutos foram criados através da Lei 11.892 de 29/12/2008, que reorganizou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, compondo 38 Institutos Federais distribuídos por todo território nacional.

Estrategicamente localizado no Estado de Rondônia, o Instituto oferece oportunidade de estudo em várias áreas, contabilizando uma oferta de cursos em diversas modalidades, distribuídos em oitocampi. Em atendimento à demanda por desenvolvimento, o IFRO fomenta programas e cursos que vão da oferta em Ensino Médio Integrado ao Técnico, a Cursos Tecnológicos Superiores e cursos de Pós Graduação na área tecnológica, que atendem a cerca de 13 mil matrículas em todo o Estado.

Com a missão de promover educação científica e tecnológica de excelência, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, para a formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade da sociedade.

Já o ensino tem a missão de consolidar a educação profissional como um bem público. Fundamenta-se nas necessidades sociais, econômicas e culturais das comunidades envolvidas.

O conjunto de suas ações objetiva favorecer o desenvolvimento da consciência do papel social que todos devem assumir na construção de uma sociedade menos desigual, mais autônoma e solidária.

A concepção de educação integral, inovadora e sistêmica transcende todos os níveis de ensino ofertados, na busca de uma transformação social que resgate a construção da cidadania. A integração entre ciência, tecnologia, cultura e conhecimentos específicos, aliada à indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão orienta toda a concepção pedagógica que marca a oferta de uma educação profissional, científica e tecnológica de qualidade.

Conif

2015 – Para o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Belchior de Oliveira Rocha, 2015 foi um ano instigante para os alunos dos IFs. Eles tiveram diversas oportunidades de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas, participando efetivamente de eventos científicos pelo Brasil, como o Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) e as Olimpíadas do Conhecimento e de Matemática.

Outro ponto destacado pelo presidente do Conif é o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas do Enem 2014, por escola, divulgadas em agosto deste ano, comprovaram que as instituições da Rede Federal estão entre as melhores do País. “Os indicadores mostram que estamos crescendo em quantidade e em qualidade. Embora o Enem não seja foco dos institutos federais, os nossos estudantes de sobressaem, mesmo comparados com alunos de grandes escolas privadas”, enfatiza.

Ainda de acordo com Belchior Rocha, as dificuldades orçamentárias enfrentadas em 2015 não comprometeram o processo de consolidação dos institutos federais. “As instituições asseguraram a formação de trabalhadores e cidadãos. Pesquisa do Ministério da Educação mostra que cerca de 70% dos estudantes de cursos técnicos têm empregabilidade garantida. Isso reforça que estamos seguindo o caminho certo”, conclui. (Fonte: http://portal.conif.org.br/ultimas-noticias/887-institutos-federais-completam-sete-anos.html