Vagas em cursos de Licenciaturas são ofertadas no Processo Seletivo Unificado 2024 do IFRO

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 18h13 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 18h15

IMG MATERIA licenciaturas PSU 2024

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) está com inscrições abertas no Processo Seletivo Unificado até o próximo dia 15 de dezembro. Dentre as vagas ofertadas, estão as destinadas aos cursos de Licenciaturas nas áreas de Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática, Geografia e Pedagogia. Ao todo, são ofertadas 360 vagas em licenciaturas presentes nos Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena.

Os cursos de Licenciatura têm o objetivo principal de formar professores para atuar na Educação Básica. Para participar da seleção, os(as) candidatos(as) precisam ter concluído o ensino médio. A média geral das notas do Histórico Escolar do Ensino Médio (incluindo as do ensino médio regular, provão, Encceja ou Enem) serão usadas na seleção/classificação dos(as) candidatos(as).

No Campus Ariquemes são ofertadas 40 vagas na Licenciatura em Ciências Biológicas. Já no Campus Cacoal são ofertadas 40 vagas cada nas Licenciaturas em Geografia e Matemática. No Campus Colorado do Oeste a Licenciatura em Ciências Biológicas é ofertada com 40 vagas.

No Campus Guajará-Mirim a oferta é para a Licenciatura em Ciências Biológicas com 40 vagas. O Campus Ji-Paraná oferta a Licenciatura em Química, com 30 vagas disponíveis. Já o Campus Porto Velho Zona Norte oferta Licenciatura em Pedagogia (EaD - com encontros presenciais obrigatórios) com 50 vagas.

No Campus Vilhena é ofertada a Licenciatura em Matemática, com 40 vagas e no Campus Porto Velho Calama a seleção acontece para o curso de Licenciatura em Física, com 40 vagas.

Os cursos são ofertados no período noturno, com duração mínima de 4 anos (8 semestres). O Edital nº 32/2023 pode ser visualizado em: https://bit.ly/IFRO-grad-2024.

PSU 2024/1

O Processo Seletivo Unificado (PSU 2024/1) oferta vagas para cursos técnicos para quem vai fazer ou já tem o ensino médio (modalidades integrado e subsequente ao ensino médio) e para cursos de graduação, dentre elas as licenciaturas. São ofertadas ao todo 3.466 vagas para os 10 campi da instituição.

A inscrição ocorre totalmente de forma on-line no endereço: selecao.ifro.edu.br/unificado. O passo a passo está no próprio edital (integrado, subsequente ou graduação) e também no manual.  Para realizar a inscrição, o candidato deverá ter em mãos CPF e RG (ou outro documento de identificação previsto no edital), histórico escolar do ensino fundamental, para quem vai concorrer aos cursos integrados, ou histórico escolar do ensino médio, para quem se candidata aos cursos subsequentes ou superiores.

Há vagas para a ampla concorrência e reservadas às ações afirmativas/cotas sociais (pretos, pardos e indígenas) e pessoas com deficiência. E para o ensino superior há ainda reserva de vagas para egressos/ex-alunos que concluíram o ensino médio na própria instituição. A oferta e o Processo Seletivo Unificado (PSU 2024/1) são públicos e gratuitos, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.

Todos os editais podem ser acompanhados neste link aqui.