Consulta à comunidade para Reitor e DGs ocorre nesta 6ª

Publicado: Quinta, 04 de Mai de 2023, 18h25 | Última atualização em Quinta, 04 de Mai de 2023, 18h26

img materia eleições 2023Nesta sexta-feira, dia 5, será realizado o processo de consulta à comunidade para a escolha de Reitor(a) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e Diretores(as)-Gerais (DGs) dos Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte e Vilhena do IFRO. No caso da Reitoria e do Campus Avançado São Miguel do Guaporé haverá apenas escolha de Reitor.

Terão direito a voto os servidores (docentes e técnicos) que compõem o Quadro de Pessoal Ativo e Permanente do IFRO, regidos pelo Regime Jurídico Único (RJU), bem como os alunos regularmente matriculados até a data de 23/03/2023 nos registros acadêmicos (Sistema Unificado de Administração Pública/Suap) nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu), presencial e a distância, conforme art. 2º do Decreto nº 6.986, de 20 de outubro de 2009.

Na quarta-feira, 3/5, ocorreu o debate entre os candidatos a reitor, que ficou gravado no Youtube do IFRO.

Votação

A Eleição vai acontecer nesta sexta-feira, dia 05/05/2023, no período das 7h30 às 22 horas. A votação vai acontecer por meio de votação eletrônica, secreta, uninominal e em turno único. Tanto os servidores como os alunos, para terem acesso a cabine de votação virtual vão ter que acessar o Sistema Suap, uma vez autenticados no sistema, vão encontrar o link para sua cabine virtual de votação.

Confira o tutorial de Votação on-line: https://youtu.be/19XUNF9fSy8

Já a apuração do resultado será transmitida ao vivo neste link: https://youtube.com/live/SX7m_VOVnOI

Apuração

Para apuração, serão contabilizados os votos por segmento (Discente, Docente e TAE), e o percentual de votação final de cada candidato será obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento.

Para cálculo do percentual obtido pelo candidato em cada segmento, será considerada a razão entre a votação obtida pelo candidato no segmento e o quantitativo total de eleitores do segmento aptos a votar, conforme fórmula abaixo:

votação

TVC = Taxa percentual do total de votos do candidato;

VDo = Número de votos recebidos pelo candidato no segmento de Docentes;

VTa = Número de votos recebidos pelo candidato no segmento de Técnicos Administrativos (TAE);

VDi = Número de votos recebidos pelo candidato no segmento de Discentes;

NDo = Número de eleitores aptos a votar no segmento de Docentes;

NTa = Número de eleitores aptos a votar no segmento de Técnicos Administrativos;

NDi = Número de eleitores aptos a votar no segmento de Discentes;

Comissões Eleitorais

A comissão Eleitoral Central e as Comissões Eleitorais Locais são compostas por três representantes de cada segmento (Discente, Docente e TAE). A Comissão Eleitoral Central (CEC) conduz os processos de inscrição, campanha, votação e apuração, respeitando o cronograma aprovado pelo Conselho Superior (Consup/IFRO). Além disso, tem a função de normatizar e disciplinar os procedimentos definidos em Regulamento.

A Comissão Eleitoral Local (CEL), constituída por cada campus, coordena o processo de consulta para o Cargo de Diretor(a)-Geral de campus e apoia o processo de consulta a Reitor(a) e delibera sobre os recursos interpostos acerca do cargo de Diretor(a)-Geral.

Segundo o presidente da CEC, Reinaldo Lima Pereira, até a presente data, o processo tem ocorrido dentro da normalidade, não sendo registrada nenhuma ocorrência grave durante o processo. Todos os candidatos estão sendo recebidos nos campi e estão recebendo todo o suporte pelas Comissões Eleitorais Locais para realizarem suas campanhas, sempre primando pela equidade de oportunidades para exporem suas propostas.

“A cada consulta à comunidade para Escolha do Reitor(a) e Diretores-Gerais, fica evidente o amadurecimento do processo, tendo em vista que até o momento tudo está ocorrendo dentro do previsto. Esse amadurecimento é possível ser observando também na postura dos candidatos e dos eleitores, uma vez que as campanhas estão acontecendo de forma ordeira com debates restritos ao campo das propostas dos candidatos a gestores. O processo de consulta à comunidade é de extrema importância para a evolução do IFRO, pois não se trata apenas de escolher um gestor, mas da escolha de um projeto institucional. A consulta à comunidade garante aos servidores e aos alunos a definição dos caminhos que o IFRO irá trilhar”, finaliza o Presidente.

Informações

No portal institucional é possível encontrar mais informações sobre o processo eleitoral em cada unidade da instituição, incluindo as listas de votantes e os candidatos inscritos:

Reitoria

Campus Ariquemes