Campi podem organizar suas delegações para participar do JIFRO 2023

Publicado: Terça, 18 de Abril de 2023, 15h48 | Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2023, 15h49

Foi publicada a Chamada Interna para participação nos Jogos do Instituto Federal de Rondônia (JIFRO). Para a edição 2023 do evento também está disponível o Regulamento Geral dos Jogos (conforme Resolução 30/Consup/IFRO/2018). O JIFRO ocorre sob a orientação da Pró-Reitoria de Ensino e da Comissão Geral Organizadora. A promoção tem ainda a representação do Campus-Sede e dos demais campi do IFRO e apoio da Pró-Reitoria de Extensão. Poderão participar da Chamada todos os campi do IFRO, por meio de delegação composta por alunos-atletas, profissionais de Educação Física e colaboradores, dentro do limite estabelecido no edital. O Chefe de Delegação do campus é indicado por meio de portaria da Direção-Geral.

Os Jogos do Instituto Federal de Rondônia compreendem um conjunto de atividades esportivas realizadas anualmente, contemplando modalidades diversas nas duas categorias, masculino e feminino, cuja participação atende ao Regulamento Geral destes Jogos, às indicações dos profissionais de Educação Física e às deliberações entre os representantes dos campi e Reitoria. Atende à finalidade pedagógica de desenvolvimento esportivo dos estudantes do IFRO no meio social e por finalidade estratégica à seleção de atletas para as etapas regional e nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs).

Poderão participar do JIFRO 2023 alunos com idade não superior a 19 anos completados no ano da competição (nascidos a partir de 2004), além de matrícula e frequência regular em ao menos um componente curricular de curso técnico de nível médio, curso de graduação ou curso de pós-graduação, de oferta presencial.

Os objetivos do JIFRO são desenvolver a educação pelo esporte na formação integral do estudante, estimulando o convívio solidário entre alunos e servidores de todas as unidades do IFRO; desenvolver e consolidar as ações da área do conhecimento de Educação Física no contexto e locais de atuação do IFRO; e expandir o conhecimento sobre o esporte em uma perspectiva integralizadora, incluindo-se a comunidade externa, de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática desportiva e ao desenvolvimento cultural e da cidadania.

A Chamada reúne o conjunto das normas específicas que regem a participação nas atividades esportivas e culturais que compõem o JIFRO 2023, a ser sediado no Campus Cacoal, durante o período de 29 de maio a 2 de junho de 2023. O quantitativo de atletas por modalidade e gênero nas categorias individual e coletiva está estabelecido no edital conforme o campus. Entre as modalidades esportivas em que há disputas previstas estão atletismo, basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

A classificação para participação dos campi nas Etapas Regional e Nacional dos Jogos dos Institutos Federais ocorrerá somente por meio dos alunos-atletas com o melhor desempenho na respectiva modalidade durante a edição do JIFRO/2023 e com base na decisão colegiada, por meio da Comissão Permanente de Educação Física, Esporte e Lazer do IFRO.

Para ler o Edital 3/2023/REIT-Proen/IFRO completo, clique aqui.