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Editais para Mobilidade e para Participação em Eventos abertos para alunos e servidores do IFRO

Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2022, 16h46 | Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2022, 17h07

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está com editais abertos para propostas de Mobilidade e Participação em Eventos. Podem participar estudantes e servidores da instituição. Conforme a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp), são quatro diferentes editais, dois deles voltados para participação de eventos para alunos e servidores e outros dois para mobilidade de servidores e alunos para outras instituições.

A inscrição é em fluxo contínuo e de acordo com os limites financeiros e orçamentários da instituição. De imediato, foram investidos R$ 200 mil reais nas ações direcionais pelos certames. “A divulgação científica e o intercâmbio entre pesquisadores e alunos do IFRO têm sido incentivado desde 2015, quando assumimos a Propesp e iniciamos duas ações importantes. A publicação, anualmente, de editais para alunos e servidores participarem de eventos e publicarem seus trabalhos e os editais de mobilidade (intercâmbio) para alunos e servidores se deslocarem e executarem um plano de atividades em outra instituição no país, no caso dos alunos, ou no mundo, para servidores. Os resultados ao longo desses sete anos são excelentes”, avalia o Pró-Reitor de Pesquisa, Gilmar Alves Lima Junior.

Assistência Estudantil

O Edital 6/2022 – Mobilidade Estudantil incentiva a participação de alunos em mobilidade dentro do país, onde podem passar até três semanas realizando um intercâmbio em outra instituição de ensino e/ou pesquisa.

O Edital 7/2022 – Participação de Estudantes em Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação destina-se a participação de alunos em eventos no país com o propósito de apoiar a divulgação científica e os resultados dos projetos desenvolvidos no IFRO, nas áreas de pesquisa, extensão e ensino.

Apoio aos Coordenadores de Projetos

O Edital 5/2022 – Incentivo à participação em Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu, Pós-doutorado e visitas técnicas (Servidores) fomenta a mobilidade de servidores para instituição no Brasil ou no exterior e tem como objetivo fortalecer o intercâmbio científico e elevar as publicações científicas de alto impacto. Também voltado para servidores, o Edital 14/2022 – Participação em eventos apoia a participação para apresentação de trabalhos oriundos dos editais de pesquisa, inovação e pós-graduação no Brasil ou exterior. Além de apresentar o trabalho, é um momento de networking com outros pesquisadores e profissionais para futuras parcerias.

A forma de fomento e apoio é através de taxa de bancada ao pesquisador, aluno ou servidor e destina-se a despesas de custeio de deslocamento, inscrições, alimentação e/ou hospedagem. Especificamente para a mobilidade, é necessário apresentar um plano de trabalho das atividades a serem desenvolvidas e ao retornar ao IFRO. Para participar dos certames, alunos e servidores precisam comprovar vínculo com Programas e Projetos institucionais.

Ao longo dos anos, os editais possibilitaram a participação expressiva de servidores em atividades no Brasil e no exterior, como Itália, Canadá, Portugal, Estados Unidos, Costa Rica, Cuba, dentre outros, e eventos nacionais como a Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), além de eventos internacionais de áreas específicas como agrárias, química, formação de professores, entre outros.

A Técnica em Laboratório/Química do Campus Colorado do Oeste, Lizianne de Matos Emerick, teve proposta aprovada em um dos editais lançados para visita técnica à Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas (BA), em julho de 2018. “O objetivo era buscar formação e troca de conhecimentos com outra instituição, desta forma pude acompanhar durante o período de uma semana as atividades desenvolvidas nos laboratórios da instituição e isso possibilitou entender outras metodologias e aplicá-las em projetos do Campus Colorado, ao retornar pude contribuir com a elaboração de alguns trabalhos de conclusão de curso e iniciação científica. Acredito que mais servidores deveriam participar desses editais, pois a troca de conhecimentos renova as ideias e participar de programas como esse é gratificante”, diz a servidora que é Técnica em Química e Engenheira Agrônoma.

Servidores em São Paulo

No caso do Biomédico do Campus Guajará-Mirim, André Luiz R. Menezes, o apoio institucional foi para visita técnica à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (FCF/Unesp/Campus Araraquara). Realizada entre 19 de janeiro a 1° de fevereiro de 2019, o Professor André participou do Edital 12/2018 da Propesp, com o plano de trabalho “Aperfeiçoamento das técnicas de identificação dos triatomíneos”, desenvolvendo atividades como aperfeiçoar das técnicas de coletas dos triatomíneos; aperfeiçoar das técnicas de identificação dos triatomíneos; e entender como preservar e conservar os espécimes capturados.

“Os resultados geraram mais de oito projetos de pesquisa e o desenvolvimento do meu projeto de doutorado voltado ao tema”, conta o docente. Sobre a importância dos editais institucionais, ele diz contribuir com aperfeiçoamento de técnicas e conhecimento, além de fortalecer e promover ponte de apoio para projetos futuros entre os campi. “A relevância da visita contribui para aprofundar estudos sobre o tema, e assim auxiliar no monitoramento de possíveis surtos na região”, afirma André.

A Professora de Educação Física do Campus Porto Velho Calama, Iranira Geminiano de Melo, também participou do Edital 12 de 2018, de incentivo à participação em cursos de pós-graduação e visitas técnicas científicas ou de extensão tecnológica por servidores. Como resultado, pôde cursar a disciplina “Pedagogia do esporte e novas tecnologias”, no curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias da Unesp, Campus Rio Claro.

“Essa mobilidade possibilitou ampliação dos conhecimentos na área de pedagogia do esporte, o que tem contribuído para um redirecionamento dos planos de aula que antes, geralmente, eram compostos de Parte Inicial (alongamento/aquecimento), Parte Principal (jogo) e Volta à Calma (roda de conversa ou relaxamento muscular). E agora incluem Parte inicial (destinada ao entendimento de conceitos e preparação muscular), Vivência (um jogo), Conscientização Tática (perguntas relacionadas aos objetivos da vivência, levando os estudantes a uma reflexão a respeito dos objetivos e regras do jogo), Tarefa (um jogo destinado a melhorar as habilidades requeridas na vivência), Repetição da Vivência (observando se o jogo evoluiu em sua execução) e Encerramento (momento em que se pode solicitar que os estudantes pesquisem algum conteúdo a ser discutido no início da próxima aula, pode-se ainda falar das percepções ao longo da aula e indagar sobre como os estudantes se sentiram, o que foi fácil e o que foi difícil e como superar as dificuldades, por exemplo)”, frisa Iranira.

Segundo a docente, “outras contribuições importantes a serem destacadas dizem respeito aos diálogos sobre a classificação dos esportes e a organização dos conteúdos da Educação Física, e reunião com a professora da disciplina, momento de trocar literaturas. Além de contribuir para inclusão da abordagem Teaching Games For Understanding (TGFU) no desenvolvimento de algumas aulas, também foi possível, em 2020, pensar o projeto integrador ‘Jogando com a lógica’, integrando Educação Física e Lógica de programação em parceria com as Professoras Camila Carolina Salgueiro Serrão e Elisângela Bibá Gomes”.

Na ação integrada, o objetivo era simplificar a compreensão de conteúdos de lógica de programação a partir do entendimento da lógica de jogos, brincadeiras e esportes. Com o contexto pandêmico, o projeto foi interrompido, mas nos resultados atingidos nas poucas aulas, cerca de dez aulas somando as duas disciplinas, houve maior envolvimento dos estudantes e também curiosidade sobre como iria ser a próxima aula, como as professoras dariam continuidade à sistematização e à aproximação dos conteúdos foram aspectos observados. Iranira explica que a participação na atividade de mobilidade a motivou para cursar o doutorado.

Agora ela faz parte da primeira turma do primeiro Programa de Doutorado Profissional em Educação do Brasil: Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). “Os editais de incentivo à participação em cursos de pós-graduação e visitas técnicas científicas ou de extensão tecnológica são cruciais para o desenvolvimento institucional, pois fortalecem os pilares do IFRO: ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica”, finaliza.

Internacional

Professora na área de Geoprocessamento do Campus Colorado do Oeste e Coordenadora do curso de Gestão Ambiental, Ranieli dos Anjos participou em 2018 do XVIII Simpósio Internacional Selper, em Cuba. “Na oportunidade, apresentei de forma oral diversas pesquisas desenvolvidas pelos docentes do Grupo de Pesquisas Espaciais (GREES). Como resultado, tivemos um trabalho escolhido para ser publicado na Revista Ud y la Geomática, Qualis B1. A experiência foi muito importante, tanto do ponto de vista cultural quanto científico, já que pude compartilhar as nossas produções e conhecer as produções de pesquisadores do mundo inteiro. Isso só foi possível pelo incentivo do IFRO, que é fundamental para a expansão e divulgação do que produzimos aqui”, disse.

Já a Professora do Campus Porto Velho Calama, Márcia Letícia Gomes, participou do Congress of Human Sciences, que foi realizado entre os dias 1° a 7 de junho de 2019, em Vancouver/British Columbia/Canadá. O trabalho apresentado na Ccla (Canadian Comparative Literature Association) foi “Who tells and who os told in Amazon’s History”. “A oportunidade surgiu porque nos meus estudos de literatura brasileira emprego o conceito de metaficção historiográfica da teórica canadense Linda Hutcheon”, explica a docente.

“A oportunidade de participar de uma grande discussão a respeito de literatura com participantes de todas as partes do mundo é importante para conhecermos outros modos de pensar e de pesquisar e, ainda, pelo contato com outras instituições que é oportunizado em eventos desta magnitude”, avalia Márcia Letícia.

Para mais informações sobre os editais da Propesp/IFRO, as publicações ficam disponíveis neste Link.

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