Grupo de professores do IFRO vai à Finlândia para capacitação

Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 17h25 | Última atualização em Sexta, 06 de Agosto de 2021, 18h08

Professor do IFRO no embarque para a Finlândia

Treze servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) iniciaram na Finlândia o Programa de Formação: Educadores do Século 21. A capacitação ocorre junto à Universidade de Tampere, na Finlândia. Os docentes já chegaram ao país em que permanecerão por 3 meses e nesta sexta-feira (6) tiveram reunião virtual com os gestores do IFRO, o que foi o primeiro contato unificado entre pró-reitorias (Ensino, Pesquisa e Extensão), reitoria e os cursistas.

“A capacitação ‘Professores para o Futuro’, em parceria do IFRO com a Universidade de Tampere, na Finlândia, faz parte da implantação dos Centros de Inovação Tecnológica (CIT) nos campi do IFRO, que deve se somar a outras capacitações e atividades dentro do país e no exterior, com parceiros de reconhecida expertise, alinhando a realidade do IFRO e objetivos institucionais”, conta o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior.

A seleção dos representantes de Rondônia ocorreu por meio de editais publicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp/IFRO). O Edital 5/2021 foi de seleção para o Programa de Formação: Educadores do Século 21. E o Edital 19/2019 é o de Capacitação em Gestão da Inovação e Áreas Técnicas de Competências por Servidores do IFRO para implantação dos Centros de Tecnologias. Desde 2015 o IFRO possui contatos, via iniciativas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) com o ensino e metodologias adotados na Finlândia. No atual intercâmbio, uma das ideias é que sejam estabelecidas relações entre os docentes do IFRO e profissionais de instituições finlandesas, no intuito de que a gestão ajude a consolidar de forma que a internacionalização seja consolidada tendo essa base.

Os Centros de Inovação Tecnológica (CIT) estão em fase de instalação em 9 campi do IFRO, estando, nesta fase, os primeiros servidores envolvidos participando do Programa de Capacitação para servidores atuarem nos novos ambientes integrando ensino, pesquisa e extensão.

Considerado um país referência mundial na área educacional, a Finlândia contribuirá para, segundo o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, fornecer experiência necessária a ajudar neste processo de implantação de cada CIT/IFRO. A expectativa do contato que tem sido feito desde a iniciativa privada e pública e também com a sociedade, na qualificação dos cidadãos, sempre é ampla, avalia o Reitor. Com essa nova parceria, contempla-se todas as áreas e busca estreitar relações, aprender na convivência e levar conhecimento sobre o que também é desenvolvido no Instituto Federal de Rondônia: “o desafio é ser professor em todos os níveis de ensino, pesquisador e extensionista”, analisa.

Para os representantes das pró-reitorias do IFRO, a ação está sendo resultado de um planejamento e do aceite de cada servidor em enfrentar o desafio de fazer a capacitação em um país estrangeiro. O Assessor de Relações Internacionais, Márcio Miranda, completa que agora a instituição busca, no âmbito da internacionalização, “fazer a inserção internacional, para que o IFRO fique conhecido no exterior e que seja referência no que fará nos Centros de Inovação Tecnológica”.

Finlândia

O período de capacitação no Programa de Formação: Educadores do Século 21, na cidade de Tampere/Finlândia, é de 3 meses, entre os meses de agosto e outubro. Estão previstos outros 3 meses de capacitação no Brasil, orientados por pesquisadores finlandeses, quando irão aplicar metodologias em sala de aula, finalizando o período com um Seminário de Resultados, no Brasil, com participação de docentes das duas instituições.

Os servidores ainda atuarão na implantação e consolidação dos Centros de Inovação Tecnológica do IFRO. “Os servidores contemplados também assumiram o compromisso de serem multiplicadores dentro da nossa instituição, atendendo a proposta principal de integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atividades como esta, reforçam o compromisso da gestão do IFRO, quanto a capacitação de servidores e com o objetivo de priorizarem nosso processo de ensino-aprendizagem, integrando a pesquisa e a extensão tecnológica na formação integral dos nossos alunos”, conclui o Pró-Reitor, Gilmar Alves.

• Finlândia621
  • Finlândia72