Professores do IFRO retornam para Capacitação na Finlândia

Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2017, 09h40 | Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2017, 09h40

Professores do Calama voltam a se capacitar na Finlândia 1

Dois professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, farão parte do grupo selecionado para retornar à Finlândia em iniciativa coordenada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O curso será de 7 de agosto a 1 de setembro de 2017.

O Programa FiTT (Finnish Training the Trainers) é uma segunda etapa do programa VET Teachers for the Future (Professores para o Futuro), em que Sheylla Chediak (professora de Inglês) e Antonio dos Santos Júnior (de Biologia) participaram em 2014 e 2015, respectivamente. Agora, no total, 20 professores brasileiros retornarão à Finlândia para continuidade do programa, que visam uma orientação para o desenvolvimento de uma educação profissional observando os pilares da educação para o século XXI. “A expectativa que temos é a de que possamos criar um modelo brasileiro de capacitação em Educação Profissional e Tecnológica de acordo com as necessidades do Brasil, a partir das transferências de tecnologias e inovação apreendidas durante o curso na Finlândia” afirma a professora Sheylla.

Nesta nova capacitação, a agenda prevê que nas duas primeiras semanas as atividades ocorrerão na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (TAMK) e a segunda quinzena envolverá a Universidade de Ciências Aplicadas de Hämeenlinna (HAMK). Além das atividades desenvolvidas no ambiente universitário são adicionadas visitas a empresas, instituições de ensino e laboratórios.

Mais de uma centena de professores foi capacitada na primeira etapa, denominada “Professores para o Futuro”, nas universidades de HAMK e TAMK. Eles tiveram oportunidade de se aprofundar em metodologias para aprendizagem ativa, desenvolvimento de aprendizagem centrada no estudante, avaliação formativa, currículo baseado no desenvolvimento de competências, entre outros assuntos. As universidades finlandesas desenvolvem, conforme a parceria, currículo e plano de execução de um curso para capacitação de professores brasileiros conforme o contexto nacional e regional das unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

“Destaco que, até o segundo semestre de 2019, iremos replicar o curso desenvolvido em todos os cantos do país. O primeiro grupo a ser capacitado será composto pelos professores que participaram de outros programas internacionais, como o relacionado com gestão educacional e integração empresa-escola no Canadá, como o professor Willians de Paula, também do IFRO Porto Velho Calama. O segundo grupo será aberto a candidaturas espontâneas aos docentes interessados em aprender como desenvolver aprendizagem centrada no estudante e outros temas, como o uso de ferramentas digitais na educação. Neste contexto, convido a todos para conhecer o blog makingifrotransparent.blogspot.com.br”, afirma o professor Antonio dos Santos Júnior.

• Professores_do_Calama_voltam_a_se_capacitar_na_Finlândia_1
  • Professores_do_Calama_voltam_a_se_capacitar_na_Finlândia_2