Estudantes do IFRO podem participar de seleção para mediadores virtuais para atuar durante a pandemia

Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 17h04 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2020, 11h23

seleçãoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio de sua Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), lançou os editais 02/2020 e 03/2020, que objetivam a seleção de alunos para atuarem como mediadores virtuais no ensino ou de inclusão educacional no período de pandemia causada pelo coronavírus (covid-19). São ofertadas 184 vagas na soma dos dois editais.

A mediação virtual realizada por alunos é uma espécie de monitoria que objetiva auxiliar no desenvolvimento do ensino não presencial no âmbito do IFRO, de forma a ofertar um apoio aos estudantes que estão com problemas ou dificuldades em acompanhar o ensino em formato não presencial.

O Edital nº 03/2020, com submissões até 16/08, atua no sentido de selecionar mediadores virtuais para atendimento aos estudantes, professores e setores do IFRO, visando atender o processo de desenvolvimento do ensino não presencial no âmbito do IFRO. A intenção é ofertar um acompanhamento aos estudantes, no geral, que estão com problemas ou dificuldades em acompanhar ensino em formato não presencial. Os mediadores virtuais desenvolverão atividades educativas extracurriculares que tenham por objetivo promover o aprofundamento e/ou melhoramento do processo de ensino e de aprendizagem e a ampliação das possibilidades de permanência e êxito dos estudantes de cursos técnicos de nível médio e da graduação.

Já o Edital nº 02/2020, com inscrição abertas até 31/07, é específico para mediador virtual em inclusão educacional e tem por objetivo prestar um atendimento de mediação virtual aos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) em suas atividades de ensino, visando o êxito e a permanência no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um edital que objetiva ampliar as condições de continuidade das atividades de ensino remotas, em decorrência da suspensão das atividades presenciais, para os estudantes com necessidades educacionais específicas, tais como surdez, cegueira, baixa visão, deficiência intelectual, TGD/TEA. Para saber mais informações sobre este edital e essa política, acesse AQUI e confira matéria anterior sobre o tema.

O Pró-Reitor de Ensino, Edslei Rodrigues de Almeida, destaca a importância de lançar estes editais no período de excepcionalidade no qual o IFRO vem desenvolvendo o ensino em meio remoto. “A ação comprova o comprometimento e o investimento do IFRO no sentido de trabalhar com proposições que minimizem as dificuldades encontradas pelos alunos no desenvolvimento do ensino; a ideia é apoiar ainda mais o nosso aluno que está em dificuldade e principalmente ampliar suas possibilidades de permanência e êxito durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19)”, explica o Pró-Reitor.

São 84 vagas para o Edital nº 02/2020 e mais 100 vagas para o Edital nº 03/2020. Para participar o estudante deve estar matriculado; apresentar conhecimento e habilidade com o uso de ferramentas de comunicação e tecnologias; e atender os critérios de submissão de candidaturas propostos em cada edital. Para os estudantes do IFRO que desejarem conhecer melhor os critérios e as informações sobre o processo de seleção, os editais estão disponíveis para acesso em: https://portal.ifro.edu.br/portal-ifro/455-editais/ensino.