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Edital do IFRO seleciona Mediadores em Inclusão Educacional

Publicado: Quarta, 22 de Julho de 2020, 18h18 | Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 15h58

IFRO seleciona monitores na área de inclusãoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) lançou edital que está selecionando Mediadores em Inclusão Educacional. Os bolsistas farão mediação virtual para alunos com deficiência e/ou atendidos pelos NAPNEs (Núcleos de Atendimento as Pessoas com Necessidade Específicas).

De responsabilidade da PROEN/IFRO (Pró-Reitoria de Ensino), a ação tem como público diretamente o corpo discente do IFRO, tanto os estudantes atendidos, que são público da educação especial (pessoas com deficiência ou com transtorno do Espectro Autista), como também os demais estudantes que poderão ser os mediadores bolsistas.

Segundo a Pró-Reitora de Ensino Substituta, Elizangélica Fernandes da Silva, o “Edital de Mediação Virtual em Inclusão Educacional – PROBEN MEDVIRTUAL objetiva o desenvolvimento pelos estudantes do IFRO de mediação virtual para atender os objetivos do desenvolvimento do ensino não presencial no âmbito do IFRO, de forma a ofertar um acompanhamento aos estudantes que estão com problemas ou dificuldades em acompanhar ensino em formato não presencial. Nesse sentido, esse edital apresenta grande importância aos alunos com deficiência, que já apresentam dificuldade no processo ‘regular’ de ensino presencial e, certamente, estão necessitando de apoio neste momento de excepcionalidade de pandemia, em que o ensino está sendo desenvolvido em formato não presencial”.

Os mediadores virtuais, explica Elizangélica, “serão alunos com habilidades em tecnologias e apoio ao desenvolvimento do ensino, para auxiliar e oportunizar aos estudantes a expansão de seus conhecimentos acadêmicos e humanísticos por meio da contribuição, acompanhamento e interação com seus pares, em meio não presencial. E, principalmente, ampliar as possibilidades de permanência e êxito dos estudantes do IFRO no período da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19)”.

A estudante do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama, Letícia Sophia, gravou vídeo explicando o que o edital significa para ela. A Intérprete de Libras, Nathali Fernanda Machado Silva, fez a tradução para a matéria: “Eu gostaria muito de ter monitores porque eles são muito importantes no meu desenvolvimento acadêmico, eles me ajudam a entender melhor o conteúdo, porque têm uma linguagem mais acessível para mim, para fazer trabalhos em grupo principalmente, porque me incluem nos grupos. Eu já fico com grupo determinado também. Nas atividades físicas também, porque é uma das matérias mais difíceis que eu acho. E nas matérias técnicas, eles me ajudaram muito ano passado, por exemplo. A questão da programação, como estão no meu dia a dia ali do meu lado, conseguem ter essa visão mais próxima comigo e deixam mais claro as coisas”.

Para mais informações sobre o edital, a PROEN/IFRO viabilizou um endereço eletrônico (e-mail) específico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que conta com o acompanhamento contínuo da equipe da Coordenação de Educação Inclusiva.

Já o edital completo pode ser acessado AQUI.

 

Edital de Seleção

O novo edital (2/2020 de 20/07/20) substitui os anteriores relacionados a projetos de inclusão educacional e que, devido à pandemia e à suspensão das aulas presenciais, necessitam adequar-se à proposta da inclusão educacional e dinâmica do ensino remoto.

Podem ser Mediadores em Inclusão Educacional os alunos matriculados em cursos de nível médio e graduação, das modalidades presencial ou EaD (Educação a Distância). Eles poderão participar da seleção, que terá duas etapas: 1) submissão da inscrição e anexo de vulnerabilidade; 2) entrevista pelo Google Meet com a equipe do NAPNE de cada campus.

Dos destaques do edital, é que os alunos com cegueira, surdez, deficiência intelectual, transtorno do espectro Autista poderão ser apoiados por dois bolsistas. As bolsas são no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) mensais, a partir do início desse segundo semestre.

A Coordenadora de Educação Inclusiva da Pró-Reitoria de Ensino (CEI/PROEN/IFRO), Claudete Marques das Neves, destaca que, de acordo com os dados do Painel de indicadores, a matrícula de alunos com deficiência é uma constante no Instituto Federal. “O IFRO assume cada dia mais seu compromisso por uma educação de qualidade, gratuita e inclusiva. Ante a demanda de um maior apoio no processo de ensino aprendizagem dos alunos com deficiência no ensino remoto, a Pró-Reitoria de Ensino elaborou essa nova proposta de edital adequando ao presente momento que vivenciamos”, diz Claudete.

A Diretoria de Assuntos Estudantis juntamente com a Coordenação de Educação Inclusiva haviam elaborado a proposta para o Edital de Projetos de Inclusão Educacional para esse ano de 2020, porém com a questão inesperada da pandemia foi preciso buscar outra maneira de continuar o apoio ao ensino dos alunos com deficiência nos campi, agora passando a ser por meio da nova proposta de Mediação Virtual entre os seus pares: “aluno-aluno”.

“Assim como as Tecnologias Assistivas vêm trazendo uma maior liberdade e autonomia aos alunos com Necessidades Educacionais Específica em cursos presenciais e a distância, um Mediador Virtual será de grande ajuda aos alunos com deficiência que já encontram algumas dificuldades em aulas presenciais, muito mais agora em que todas as atividades de ensino de uma hora para outra passaram a ser virtuais devido à pandemia. Esse mediador virtual será um aliado a mais na efetivação da Inclusão no Instituto Federal de Rondônia em tempos de atividades virtuais”, comenta a Coordenadora do NAPNE do Campus Porto Velho Zona Norte, Tamires Gomes de Assis Gonçalves.

 

Inclusão

Para as equipes de Ensino, o motivo de apoiar os alunos com deficiência dos cursos de ensino médio e graduação é ter o compromisso com a garantia de direitos de uma educação para todos e uma igualdade de oportunidades.

Na avaliação da Coordenadora do NAPNE do Campus Jaru, Marcela Regina Stein dos Santos, ao serem assistidos por colegas, que estarão ajudando na interação com as tecnologias e no desenvolvimento acadêmico, os alunos terão maior poder de permanência e êxito escolar. “No momento atual em que estamos vivendo, as atividades remotas e as que os alunos precisam fazer on-line, em razão do distanciamento, é de suma importância o lançamento de um edital a questão do acompanhamento de alunos e de pares, que possam estar auxiliando colegas, colaborando na aprendizagem dos colegas. Os nossos queridos alunos que estão na instituição, e num momento tão difícil como este tão difícil para todos nós, vão poder contar com o apoio de pessoas para ajudar a passar por este momento, porque realmente é uma situação bem delicada. Todo apoio e tudo que vier para somar é muito importante”, diz.

Por seu caráter inovador e pertinente, o edital traz apoio à realidade vivenciada, mostrando à comunidade externa o papel social do IFRO para uma educação para todos e que transforma. Dessa maneira, todos ganham com esse Edital de Inclusão Educacional: os alunos, em especial; os docentes, que atendem esses alunos, pela possível monitoria dos bolsistas, e a Equipe dos NAPNEs.

A Coordenadora do NAPNE de Vilhena, Vera Lúcia Ribeiro Azevedo, que atualmente atende uma aluna que começou o curso de nível médio enxergando, mas depois de uma cirurgia ficou cega, e neste ano cursa o segundo ano, também avalia positivamente a nova iniciativa. Ela conta que, a partir da suspensão das aulas presenciais no mês de março, “o desafio que a estudante com deficiência visual enfrentava ao realizar as atividades escolares se intensificou nesse período das aulas remotas, sendo necessário o auxílio de um monitor (bolsista) na realização das atividades escolares. Um estudante bolsista prestará o assessoramento visando minimizar os impactos causados pelas atividades remotas e os peculiares à deficiência, por meio de estratégias e práticas orientadas pelo professor titular da disciplina, que venham possibilitar a aquisição de conhecimentos ampliando assim as habilidades funcionais e cognitivas da estudante”.

O edital pode ser acessado em https://portal.ifro.edu.br/portal-ifro/455-editais/ensino/10154-edital-n-02-2020-selecao-de-monitores-em-inclusao-educacional

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