Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O Campus

Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2016, 11h18 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 14h21 | Acessos: 275

Com a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) em 29 de dezembro de 2008 (Lei 11.892), no intuito de expandir o desenvolvimento educacional no estado de Rondônia e proporcionar educação de qualidade, o IFRO criou ao longo deste período uma reitoria na capital Porto Velho e 10 campi espalhados em municípios estratégicos do estado, sendo estes Campi Colorado do Oeste, Ariquemes, Ji-Paraná, Porto Velho Zona Norte, Porto Velho Calama, Vilhena, Cacoal, Guajará-mirim, Jaru e Campus Avançado São Miguel do Guaporé.

 A implantação do Campus Avançado São Miguel do Guaporé, além de induzir o desenvolvimento regional, através da implantação de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, e fortalecer os arranjos produtivos locais, irá democratizar a educação, já que estenderá a presença do IFRO para todas as Microrregiões do estado. A Microrregião Alvorada do Oeste era a única das oito microrregiões do estado que ainda não contava com campus do IFRO.

Com sede provisória no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), sala 7, o IFRO Campus Avançado São Miguel vem desenvolvendo as atividades para atendimento dos anseios das comunidades da região.

 

 

O Campus Avançado São Miguel do Guaporé é a unidade mais recente do IFRO, criada em 28 de dezembro de 2018, por meio da Portaria nº 1429/MEC/2018. Mas sua história inicia nos meados de 2010, quando a comunidade local se mobiliza para solicitar a implantação de um campus do IFRO no município. Ao longo desse período, houve várias reuniões entre o IFRO e as lideranças locais e, com o esforço da Reitoria, o município de São Miguel do Guaporé ganhou em 2012 um Polo de Educação a Distância (EaD).

O fato de não haver na região uma Instituição Federal de Ensino que ofereça cursos para a formação profissional da população, e diante dos compromissos firmados no Plano Municipal de Educação – PME e das articulações promovidas por vários representantes da sociedade civil, a população de São Miguel do Guaporé e região vislumbra que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia possa suprir essa lacuna existente, oportunizando à comunidade a oferta de cursos da Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

Após consolidação da oferta de cursos por meio do Polo de Educação a Distância, em dezembro de 2018, iniciou-se uma nova etapa da presença do IFRO na região com a implantação do campus avançado, que possibilitará ampliar o atendimento com cursos presenciais de nível técnico, de graduação e pós-graduação, iniciando, de acordo com o planejamento institucional, no segundo semestre de 2019 com a oferta do Curso Técnico em Administração Concomitante ao Ensino Médio, modalidade EaD, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Princesa Isabel, e o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em EJA, também na modalidade EaD.

Em breve.

  1. Direção-Geral (DG) – Miguel Fabrício Zamberlan

1.1. Coordenação de Gabinete, Gestão de Pessoas e Comunicação (CGAB) – Mauro Sérgio Demício

1.2. Coordenação de Tecnologia da Informação (CGTI)

  1. Diretoria de Ensino (DE) – Gisele Renata de Castro

2.1 Coordenações de Cursos (CC)

2.2.1 Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA)

2.2.3 Coordenação de Pesquisa e Extensão  (CPE)

  1. Coordenação de Planejamento e Administração (CPLAD) – Edielsom Almeida da Silva

3.1. Coordenação de Compras e Licitações (CCL)

3.2.1 Coordenação de Serviços Gerais e Almoxarifado (CSG)

Campus Avançado São Miguel do Guaporé atualmente conta com a estrutura física do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). A área destinada à implantação do campus, com área de 44.250m2 ou 4,42 hectares, está situada dentro da zona urbana do município, na Av. Jorge Teixeira, Loteamento Terra Nova.

Com o projeto arquitetônico elaborado, encontra-se tramitando a contratação de empresa para construção do módulo pedagógico, que corresponde à primeira etapa de implantação da estrutura física do campus.

Abaixo, algumas imagens da área onde será implanta o campus e do projeto arquitetônico.

Nome do IF/Campus: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Avançado São Miguel do Guaporé.

Perfil do campus: A definir

Endereço: Localizado na Av. Jorge Teixeira, Loteamento Terra Nova

Telefone: 69 99910-4978 / 69 99916-4851

E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Funcionamento: Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

SETOR

TELEFONE 

E-MAIL

Direção-Geral (DG)

99916-4851

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação de Gabinete, Gestão de Pessoas e Comunicação (CGAB)

99910-4978

 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Diretoria de Ensino (DE)

99910-4978 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação de Planejamento e Administração (CPLAD)

 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fim do conteúdo da página
-->