São Miguel do Guaporé recebe a I Feira de Produtos Indígenas

Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2024, 18h06 | Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2024, 18h06 | Acessos: 451

feira smg16Evento proporcionou um mergulho profundo na rica cultura da Etnia Tupari

A Feira de Produtos Indígenas Tupari foi organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Avançado São Miguel do Guaporé, em parceria com o povo Tupari da Terra Indígena Rio Branco. O evento ocorreu na quinta-feira, 4 de julho, na Quadra Municipal Maristela Mossucato, na Praça dos Três Poderes. O local foi palco de encontro entre os moradores da região e os produtores indígenas da Terra Indígena Rio Branco. Das 10 às 17 horas, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer e de adquirir produtos autênticos e de qualidade, elaborados com carinho e respeito à natureza.

A feira ofereceu uma rica diversidade de produtos orgânicos e artesanais. Foi uma vitrine para o trabalho dos Tupari, Arikapu, Kampé e Mukurap, que trazem consigo séculos de tradição e técnicas passadas de geração em geração. Entre os destaques, os visitantes puderam encontrar Arte Indígena, com peças únicas, que refletem a cultura e a história da etnia Tupari. Também havia alimentos orgânicos, incluindo produtos frescos e naturais, cultivados de forma sustentável, e acessórios feitos à mão, como bijuterias e itens decorativos.

Joanilce Tupari comenta: “eu me sinto muito feliz, muito bem representada, trazendo a nossa escultura, pintura, cântico, dança, arte. Todos os produtos que a gente produz lá na aldeia, a gente está expondo aqui para a população de São Miguel do Guaporé apreciar e vir conhecer, perguntar nossas histórias. Nós estamos aí para levar o nosso conhecimento e para conhecer um pouco da cultura aqui fora, mas aqui eu me sinto muito feliz, estou feliz aqui”.

O evento contou também com a participação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde de Cairu, localizada na LH 86 Sul, onde as crianças da Terra Indígena estudam. A escola desenvolve o projeto “Valorização da cultura indígena” e aproveitou a Feira para que os alunos e professores expusessem os resultados do projeto.

Visualizamos uma simples atividade prática, para finalizar a disciplina de Empreendedorismo e ela se tornou um evento de resgate cultural”, ponderou o Coordenador do Projeto de Extensão e Professor do IFRO de São Miguel do Guaporé, Wagner Soares, que idealizou a Feira. Ele lecionou no curso FIC do “Programa de Bioeconomia na Amazônia Legal”, na Terra Indígena, promovido pelo IFRO. “Conseguimos fazer um balcão de negócios, na esteira da Bioeconomia? Conseguimos. No entanto, foi muito além disso: resultou espontaneamente, em um momento de fortalecimento da identidade étnica, com dança, artesanato, desfile e diálogos em língua materna” , finalizou.

Segundo os organizadores, o evento foi uma excelente oportunidade para um passeio em família. Além de adquirir produtos únicos e cheios de história, os visitantes puderam aprender mais sobre a cultura indígena e sua importância para a preservação ambiental.

• feira-smg
  • feira-smg1