Projeto de Extensão do Campus Avançado São Miguel do Guaporé promove gestão e empreendedorismo para feirantes do município

Publicado: Quarta, 16 de Novembro de 2022, 15h20 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2022, 15h27 | Acessos: 668

Palestra Gestão de Negócios como conquistar novos clientes

Projeto de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Avançado São Miguel do Guaporé, promove gestão e empreendedorismo para feirantes do município. Sob coordenação de Nilreide Rodrigues dos Santos, com colaboração externa de Jaíne Motta Santana Abrahan, o projeto teve como estudantes participantes: Évillin Cristini Marcelo Silva (Técnico em Administração), Luana Cristina dos Santos Cruz e Flávia Nailda Novais Costa (Técnico em Agronegócio).

O projeto teve como público alvo os feirantes residentes no município de São Miguel do Guaporé e foi desenvolvido no ambiente da feira central da cidade. Durante os meses de junho a setembro de 2022 foi executada a etapa de coleta de informações, por meio da realização de visitas in loco e aplicação de questionários aos clientes e trabalhadores da Associação dos Feirantes de São Miguel do Guaporé, no intuito de conhecer a realidade da feira e, a partir das informações coletadas, identificar as necessidades de mudança.

No dia 26/10/2022 foi realizado um encontro com os feirantes para apresentação dos resultados da pesquisa realizada e foram discutidas sugestões de melhoria para o comércio dos produtos. A palestra teve como tema “Gestão de Negócios: como conquistar novos clientes”, ministrada pela Professora Nilreide, coordenadora do projeto e docente da área de Administração no campus do IFRO. Durante o momento de capacitação, os feirantes receberam material de divulgação elaborado pela equipe do projeto, visando atrair os consumidores locais e melhorar o fluxo de clientes na feira. A equipe pretende continuar realizando o acompanhamento na feira municipal, oferecendo suporte técnico aos feirantes.

Foram realizadas muitas visitas e encontros de alunos, professores, feirantes e gestores da feira, explica a docente. “Todos os momentos foram significativos, porém o que achei de muita importância foi a palestra, considerando que nesse momento foi apresentada a importância de mudanças, inovações e novas técnicas de como atrair mais clientes, acontecendo um brainstorming (tempestade de ideias). A mudança não é uma tarefa fácil, e sentimos com esse projeto essa resistência de fazer o novo. Acredito que o objetivo principal foi satisfatório, gerando várias discussões no final”, diz Nilreide.

Ainda segundo a docente a palestra representou um despertar para algumas mudanças e inovações. “Muitas propostas foram lançadas para serem analisadas com relação aos itens de produtos, horários de funcionamento, divulgação da feira, enfim, aspectos a serem melhorados, visando a alcançar a excelência da feira e desenvolver mais a economia e o capital de giro dos feirantes. A feira já possui qualidade em infraestrutura e ambiente higiênico, apenas verificamos oportunidades de melhoria nos aspectos de gestão, falta de políticas de incentivo para aumentar a variedade de artigos e assim melhorar a quantidade de clientes”, concluiu.

O objetivo é estimular o desenvolvimento da feira local através de divulgação, realização palestras e oficinas no ramo da gestão aos feirantes. Pretende também aproximar os estudantes dos Cursos Técnicos em Administração e em Agronegócio da realidade de mercado dos feirantes da comunidade de São Miguel do Guaporé. Além de aproximar a instituição de ensino da comunidade e aproximar os alunos de competências necessárias para a realização de um trabalho eficaz, levando para os feirantes estratégias e táticas de melhoramento passíveis de serem utilizadas no seu dia a dia de trabalho.

Para a Luciana Campos, feirante participante, “as observações apresentadas foram importantes para saber o que está faltando para melhorar a feira. Conhecer a percepção da comunidade foi como abrir uma janela com novas oportunidades de crescimento. Espero que a gestão da feira tenha iniciativa para implementar as sugestões discutidas junto a equipe do projeto”.

Na avaliação da aluna bolsista, Luana Cristina dos Santos Cruz, “o projeto que nós fizemos com a feira Municipal de São Miguel do Guaporé nos trouxe muita aprendizagem, demonstrando também as realidades e dificuldades de cada feirante. Nós tivemos o prazer de estar passando para eles um entendimento a mais sobre gestão, mostrando que qualquer mudança de inovação que se faça é um começo para melhorar as suas vendas. E com isso, eu como aluna do IFRO recebi uma experiência muito grande de que se queremos ser bons gestores devemos ter conhecimento de cada realidade que nos cerca e, assim, demonstrando a importância que cada um tem”.

O projeto de extensão intitulado “Gestão e empreendedorismo para os feirantes do município de São Miguel do Guaporé” foi aprovado pelo Edital 7/2022/Proex/IFRO, que selecionou projetos de empreendedorismo inovador e tecnologias sociais. Espera-se que após a execução do projeto os feirantes desenvolvam suas atividades com o conhecimento de conceitos e técnicas de gestão, aplicando melhorias que possibilitem um aumento na satisfação dos clientes e crescimento nas vendas dos produtos ofertados.

• Equipe_do_Projeto_em_visita_à_feira_de_São_Miguel_do_Guaporé
  • Equipe_do_Projeto_em_visita_à_feira_de_São_Miguel_do_Guaporé_1
  • Equipe_do_projeto_de_extensão_conduz_encontro_com_feirantes_do_município_de_São_Miguel_do_Guaporé
  • Feira_de_São_Miguel_do_Guaporé