Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ji-Paraná faz 3 dias de evento voltado a “Ideias e soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios e problemas da agricultura familiar de Rondônia”

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2024, 17h05 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2024, 17h06 | Acessos: 25

Ideathon JipaInicia às 19 horas desta sexta-feira (11) a Maratona de Ideias: Ideathon Verde –Ideias e soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios e problemas da agricultura familiar de Rondônia. O evento é promovido pela Incubadora de Empresas Redinova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, envolvendo a comunidade interna e externa da instituição.

São três dias de evento: 11, 12 e 13 de outubro. No dia 11, a partir de 19 até as 21h30. Dia 12, a partir de 08h30 até as 18h30; e dia 13, das 08h30 até as 12 horas.

Segundo a equipe organizadora, o projeto “Ideathon Verde – Ideias e Soluções Empreendedoras e Inovadoras para os Desafios e Problemas da Agricultura Familiar de Rondônia” é uma oportunidade de capacitar e impulsionar o espírito empreendedor e inovador da comunidade acadêmica interna e externa do IFRO Campus Ji-Paraná. Na formação conta-se com a parceria da equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO), com o Impact Hub Manaus. Juntas, as três organizações vêm contribuindo para o desenvolvimento do empreendedorismo e inovação em Rondônia e no Brasil.

O Ideathon promovido pela Rede de Incubadoras do Instituto Federal de Rondônia (Redinova/IFRO/Ji-Paraná) e Sebrae/RO será realizado nas dependências do IFRO Campus Ji-Paraná. Durante o evento é esperado que os participantes se dediquem à análise dos problemas e desafios vividos pela agricultura familiar e pelas cooperativas do estado de Rondônia, propondo ideias empreendedoras e inovadoras para resolvê-los.

Conforme o Professor Walter Ferreira Siqueira, “esses problemas e desafios, foram levantados previamente em campo por parceiros do projeto. A parceria entre a Redinova do Campus Ji-Paraná e o Sebrae/RO reforça o compromisso em promover a cultura de inovação e empreendedorismo, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da agricultura familiar e das cooperativas da região e fortalecer o ecossistema empreendedor local”.

“Espera-se que com a realização do Ideathon possamos atender o objetivo de promover a geração de ideias e soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela agricultura familiar e das cooperativas no estado de Rondônia, por meio da colaboração entre estudantes, agricultores e especialistas, visando a fortalecer a sustentabilidade e a competitividade do setor em Rondônia e no Brasil”, explica o representante da Redinova.

Outros objetivos do evento são o de identificar e analisar os principais problemas e desafios das comunidades da agricultura familiar e cooperativas da região. Incentivar a colaboração entre estudantes de diferentes áreas do conhecimento para promover ideias e soluções para os problemas e desafios enfrentados pelas comunidades da Agricultura. Impulsionar o crescimento e desenvolvimento sustentável na região através de ações de inovação e educação empreendedora. Fomentar a educação empreendedora por meio de palestras de educação empreendedora no contexto dos arranjos produtivos locais. Estimular a pesquisa aplicada e a extensão tecnológica. Fortalecer a parceria com o Sebrae-RO e prospectar novas parcerias com instituições que atuem na área do empreendedorismo, inovação e bioeconomia. Promover o Sebrae-RO junto à comunidade na promoção do empreendedorismo e inovação em Rondônia. Promover a Redinova – Campus Ji-Paraná junto à comunidade externa como agente de promoção do empreendedorismo e inovação em Rondônia. Tem-se também como beneficiários os estudantes e acadêmicos da comunidade interna e externa do IFRO que terão a oportunidade de receber um conjunto de informações com relação ao empreendedorismo e inovação que irão capacitá-los com habilidades e conhecimentos que impulsionarão suas carreiras e empreendimentos.

Resultados esperados

Os resultados e impactos esperados com a realização do “Ideathon Verde – Ideias e Soluções Empreendedoras e Inovadoras para os Desafios e Problemas da Agricultura Familiar de Rondônia” são 1) Acesso às principais demandas, problemas e desafios da comunidade da agricultura familiar e da sociobiodiversidade: Acesso às principais demandas, problemas e desafios reais enfrentados pela comunidade da agricultura familiar que foram pesquisados e levantados previamente pela equipe de parceiros do projeto. 2) Geração de ideias e soluções empreendedoras e inovadoras: Espera-se que o Ideathon proporcione que estudantes e especialistas de diferentes áreas e habilidades possam gerar um conjunto de ideias e propostas de soluções diante dos problemas e desafios reais enfrentados pelas comunidades da agricultura familiar, bem como promover o desenvolvimento socioeconômico e socioambiental dessas comunidades.

Além de 3) Aquisição de novos conhecimentos: Espera-se que os participantes do Ideathon adquiram novos conhecimentos e habilidades para terem iniciativas e ideias para propor soluções empreendedoras e inovadoras para resolver os problemas e desafios reais nos diferentes segmentos. 4) Transformação sustentável, social e tecnológica: Espera-se que as soluções empreendedoras, inovadoras, sustentáveis e tecnológicas propostas no Ideathon tenham potencial para transformar a realidade das comunidades da agricultura familiar, promovendo a sustentabilidade, melhorando a qualidade de vida e preservando a biodiversidade. 5) Novas soluções e novos processos: Espera-se que as propostas, ideias e soluções que surgirem no Ideathon possam proporcionar à comunidade o acesso a novas tecnologias, otimização de processos produtivos além de abrir novos mercados, contribuindo, assim, para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dessas comunidades.

Por fim, 6) Inovação e soluções criativas: Espera-se que o Ideathon possa estimular a criatividade e o pensamento inovador entre os participantes e que eles sejam capazes de aplicar essas habilidades para propor soluções criativas e inovadoras para os desafios enfrentados em suas áreas de atuação. E, 7) Fortalecimento da rede de contatos (networking): Espera-se que os participantes tenham a oportunidade de interagir e estabelecer contatos com outros estudantes, especialistas e profissionais de diversas áreas e segmentos, fortalecendo assim o networking e possibilitando colaborações futuras, troca de experiências e o desenvolvimento de parcerias quer sejam acadêmicas ou profissionais.

O Ideathon proporcionará momentos de integração e conhecimento e promoverá a interação entre os participantes e parceiros, estimulando o compartilhamento de conhecimentos e network. A interação entre parceiros é fundamental para a complementação de conhecimento e o consequente surgimento de novas iniciativas. Será possível selecionar ideias e soluções que poderão ser implementados nas comunidades da agricultura familiar, nas cooperativas e na sociobiodiversidade. Este projeto busca mobilizar o conhecimento acadêmico e a criatividade dos estudantes, professores e profissionais para gerar ideias e soluções empreendedoras e inovadoras e sustentáveis para os problemas e desafios da comunidade da agricultura familiar e da sociobiodiversidade de Rondônia e do Brasil.

“O Ideathon estimulará a criatividade e o pensamento inovador, gerando propostas de ideias e soluções para os problemas e desafios da agricultura familiar e das cooperativas possibilitando gerar um impacto positivo na comunidade local, regional e até nacional. Assim, o projeto pode atrair o interesse de investidores e parceiros, consolidando-se como uma referência na promoção de inovação e empreendedorismo na região”, finaliza o Professor Walter.

Fim do conteúdo da página