Projeto de extensão do Campus Jaru compartilha mundo microscópico com escolas

Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 17h32 | Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 18h04 | Acessos: 1535

Campus Jaru 5 BioBox

Um dos projetos de extensão desenvolvidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, tem partilhado com escolas do município de Jaru o mundo microscópico. Mais de 320 pessoas foram atendidadas pelo projeto intititulado “BioBox: Compartilhando a Mundo Microscópico”, que é coordenado pela professora de Biologia, Marina Medeiros de Araújo Silva.

A professora Marina explica que a ideia da BioBox foi criada a partir do projeto de ensino “vivenciando práticas de biologia’, desenvolvido em 2018 no Campus Jaru,  em que foram montadas caixas contendo material para a realização de diferentes atividades práticas dentro da própria sala de aula, pois ainda não havia infraestrutura laboratorial disponível. “Tal projeto apresentou resultados tão positivos com os alunos do campus, melhorando o interesse pelas aulas e oportunizando o primeiro contato deles com atividades práticas e com o microscópio, que nós acreditamos que ele precisava ser compartilhado com outras escolas”, relembra a docente.

Para sanar uma outra dificuldade, que é a disponibilidade de instrumentos ópticos nas escolas, a equipe montou um modelo alternativo de baixo custo, baseado no microscópio desenvolvido pelo norte americano Kenji Yoshino, da Universidade Grinnell, que utiliza materiais como madeira, acrílico, parafusos, arruelas, porcas, lentes de leitor de CD/DVD e lanterna de laser point. Além da função microscópio, foi adicionada uma lente macro que permitiu o seu uso também como lupa. A observação no microscópio alternativo é feita com a utilização de smartphone, conseguindo-se uma ampliação de até 400 vezes do material observado, devido ao zoom da câmera. Ressalta-se que esse modelo de instrumento óptico não necessita de energia elétrica para o seu funcionamento e apresenta custo de montagem em torno de trinta reais.

“Esperamos que ideia se espalhe e que sirva de inspiração para os professores do município como um todo, a fim de que possa atingir um maior número de estudantes. Acreditamos que o projeto possa proporcionar uma melhor aprendizagem e auxiliar no desenvolvimento do pensamento científico dos alunos, além de fortalecer valores como o trabalho em grupo, o companheirismo e a confiança”, destaca Marina.

BioBox nas escolas

Foram realizadas visitas à turma da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Plácido de Castro e para as turmas do 1º e 4º ano da Escola Família Agrícola Dom Antônio Possamai (EFA). No IFRO Campus Jaru, durante a Semana de Ciência e Tecnologia, foram atendidos, além dos alunos da unidade, estudantes do 9º ano de quatro escolas de Jaru, bem como a comunidade externa que visitou o evento. As escolas foram: Capitão Sílvio de Farias, Raimundo Cantanhede, Olga Dellaia e a Comunidade Kolping de Jaru. No total foram atendidas cerca de 325 pessoas, sendo 210 como público externo.

O projeto contou com a colaboração do professor Felipe Matheus Teles de Vasconcelos e dos alunos Melry Samia Santos de Oliveira, Nauana Souza Casarin, Kauan da Silva Minosso e Fernando Junio F. Barboza.  Os alunos colaboradores do projeto apontaram que no decorrer do ensinamento para outros alunos, se sentiram felizes em poder mostra uma parte da instituição para a comunidade, “[…]  assim como a comunidade também ficou muito feliz com a iniciativa de levar o conhecimento para outras pessoas. Particularmente, foi muito gratificante poder ver todos os estudantes felizes e ainda mais os alunos do EJA, pois eles nunca tiveram a oportunidade de ter experiências com as ciências”, relataram.

• Campus_Jaru_-_BioBox
  • Campus_Jaru_2_-_BioBox