Alunos do Campus Jaru participam de palestra sobre preservação de recursos hídricos

Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 10h16 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 10h16 | Acessos: 931

Palestra Jaru 1Os estudantes dos primeiros anos dos cursos integrados do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, participaram de palestra sobre as atividades de preservação dos recursos hídricos no município. A palestra foi proferida pelo advogado Rooger Taylor que atua como Assessor Jurídico da Organização Não-Governamental “Evitando a Poluição Ambiental” (EPA), que atua desde 2005 na proteção dos rios e matas ciliares da região.

Realizada no dia 27 de novembro, os alunos puderam conhecer os diversos trabalhos desenvolvidos pela ONG ao longo dos anos como a coleta de lixo nas margens do rio Jaru, replantio de árvores para recompor a mata ciliar e a limpeza do Rio Mororó. Foi evidenciado que a organização chegou a recolher duas toneladas de lixo, além de realizar um trabalho de conscientização da população sobre o descarte adequado dos resíduos e também combaterem crimes ambientais.

O palestrante ainda expôs detalhes acerca da legislação ambiental e relatou casos de desrespeito com o meio ambiente, como na ocasião em que milhares de peixes do Rio Jaru apareceram mortos, devido ao lançamento de uma substância tóxica no rio. O caso que aconteceu em 2009.

O Professor David Rafael Castelo, responsável pela organização do evento, comenta que “no 4º bimestre a disciplina de Geografia abordou o conteúdo sobre a hidrosfera nas turmas dos primeiros anos. Então, para finalizar as atividades curriculares foi ofertada a palestra que abordou as questões ambientais relacionadas à água, haja vista que em sala foi abordado sobre a distribuição, uso, importância econômica e geopolítica desse recurso, bem como os conflitos relacionados a ele. A parte ambiental vem para fechar o conteúdo da disciplina com essa palestra que aborda o problema da poluição e o uso da água em Jaru, trazendo a temática ambiental para nossa realidade e apresentando as iniciativas relacionadas à gestão e proteção das águas municipais”.

• Palestra_Jaru_1
  • Palestra_Jaru_2