Ciência e Tecnologia são pautas de evento no Campus Jaru

Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 13h05 | Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 13h05 | Acessos: 996

SNCT no Campus Jaru 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realizou entre os dias 22 e 24 de outubro a sua 2ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC). A SNTC é um evento nacional organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e está na sua 16ª edição e traz como tema a Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.

A abertura do evento contou com palestra do Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, professor Gilmar Alves Lima Júnior, que enfatizou a importância da ciência e da tecnologia na vida das pessoas e para o progresso de um país.

Foram ofertados diversos minicursos, dentre eles: Produção de Geleias e Barras de Cereais, Aspectos da qualidade do ovo de mesa, Oficina para preenchimento do currículo Lattes, Produção de sabão a partir de óleo residual de frituras, Segurança do trabalho e a melhoria no ambiente laboral, Introdução ao estudo da música para violão, Introdução a Libras, Da planta ao medicamento: noções básicas de farmacognosia, Noções básicas de ergonomia no ambiente de trabalho, Citogenética animal aplicada a estudos de diversidade e evolução e Introdução ao Excel.

O campus também recebeu a visita de diversas escolas do município de Jaru, onde os alunos puderam conhecer as pesquisas desenvolvidas na instituição, uma dessas escolas foi a EMEFM Olga Dellaia. Dentro da SNTC também aconteceram dois eventos paralelos, o I Simpósio de Medicina Veterinária (SIMVET), que ofereceu a palestra "Desafios da formação acadêmica" com a palestrante Vanderleia Vintena, e a I Semana Interna de Prevenção de acidentes de trabalho. A semana também foi pontuada pela realização da Feira de Estágio, Emprego e Negócios.

A acadêmica de Medicina Veterinária, Angela Cristina, relata que “[...] foi muito bom participar desse evento, fazer parte da equipe que estava apresentando o laboratório de anatomia para os estudantes de outras escolas que foram prestigiar nosso evento. Não poderia me esquecer das palestras que tivemos com os médicos veterinários contando suas experiências, desafios e conquistas, as quais nos fizeram refletir sobre o que estamos fazendo hoje e o que queremos para o nosso amanhã, um pouco da realidade de um profissional formado e recém-formado no mercado de trabalho. Foi muito bom, muito importante para nós acadêmicos de medicina veterinária”.

Sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O evento abarca milhares de atividades realizadas em todo o território nacional e tem como objetivo a popularização da ciência, motivando crianças e jovens para a prática científica.

A Semana é realizada pelo MCTIC em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país.

Estabelecida por decreto em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população. “A ideia é criar uma linguagem acessível, com soluções criativas que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema”, informa o site do evento.

• SNCT_no_Campus_Jaru_1
  • SNCT_no_Campus_Jaru_2