Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Jaru é novamente campeão na Mostra Brasileira de Foguetes

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 13h56 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 13h59 | Acessos: 216

Jaru na Olimpíada de Foguete no CampusPelo segundo ano consecutivo, estudantes do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) são campeões na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A equipe concorreu na competição realizada entre os dias 22 e 25 de outubro, no Rio de Janeiro.

Em 2018, o professor orientador, Reginaldo Lima Gomes, levou uma equipe que retornou vitoriosa. Este ano não foi diferente. Os discentes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio Mayne Santos Silva, Milena Barros Langa e Tainã Pereira de Sousa formaram a equipe “Guerrilha”, que depois de participar de uma competição interna, conseguiram se classificar para ir ao Rio de Janeiro.

Para participar da MOBFOG os alunos devem formar equipes de três pessoas e construir um foguete com garrafas pet. A propulsão será garantida com uma mistura de bicarbonato e vinagre, cuja reação provoca a liberação de gás carbônico que impulsiona o foguete. A atividade incrementa as atividades da matéria Física. Para o Campus Jaru, a classificação e consequente participação dos alunos em competições científicas corroboram para reforçar a oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Conforme o professor Reginaldo, a Jornada de Foguetes é um evento que possibilita ao aluno o contato com um ambiente diferente do habitual. Os estudantes passam pela experiência de conhecer pessoas que constroem foguetes reais, brasileiros que obtiveram sucesso com estudos e trabalham como engenheiros em importantes instituições como a Agência Espacial Americana (NASA).

O docente enfatiza que felizmente os alunos repetiram o sucesso do ano anterior e trouxeram o troféu de campeão novamente, sendo que o foguete construído por eles alcançou a marca de 214 metros. Os estudantes também participaram de palestras com nomes importantes do setor tecnológico, como o engenheiro Danton José Fortes Villas, especialista em motores de propulsão líquida, ocupa cargo no Instituto de Aeronáutica e Espaço do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

  • Jaru_na_Olimpíada_de_Foguete_1
  • Jaru_na_Olimpíada_de_Foguete_2
  • Jaru_na_Olimpíada_de_Foguete_3
  • Jaru_na_Olimpíada_de_Foguete_no_Campus
 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
-->