Representantes do Campus Jaru são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Geografia

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 09h19 | Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 09h19 | Acessos: 870

Campus Jaru na Olimpíada 2Estudantes do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, ficaram entre os medalhistas na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). Eles participaram da fase presencial da competição, que ocorreu no Instituto de Geociência da Universidade de Campinas (Unicamp). A competição foi nos dias 18, 19 e 20 de outubro, e do estado de Rondônia estavam representadas duas instituições, uma delas era o Campus Jaru.

Segundo a página da Olimpíada Brasileira de Geografia, por meio da OBG busca-se utilizar o conhecimento das Ciências da Terra e da Geografia para empoderar os alunos no sentido de contribuírem para uma transformação social, incentivando o desenvolvimento sustentável e as adaptações às mudanças climáticas. Ter conhecimento sobre os recursos naturais, entender como gerenciá-los no contexto geopolítico mundial para garantir benefícios sociais aos cidadãos e alcançar uma sociedade mais justa, com menos desigualdades. As Ciências da Terra e a Geografia proporcionam as ferramentas básicas para os cidadãos de amanhã lidar com o ambiente natural e os desafios da globalização.

Segundo os professores que orientaram os estudantes, a participação do Campus Jaru no evento nacional demonstra o empenho dos estudantes e os resultados do trabalho de qualidade desenvolvido pela instituição, oferecendo ao público um serviço gratuito e de qualidade que congrega o ensino, a pesquisa e a extensão.

Com medalha bronze, Caio Oliveira Rocha afirmou que “participar da 5ª OBG foi uma experiência sensacional, incrível. Junto com minha equipe consegui o mérito de conquistar a medalha de bronze para nosso estado, para nosso campus, para nossa instituição”. Para Gabriel Godói dos Santos, a participação “foi uma experiência incrível, onde pude aprimorar meus conhecimentos da área de Geografia”.  Karla Pricila de Melo Aleixo também considerou sensacional participar da OBG: “a experiência que obtive durante a competição foi muito gratificante, além de poder representar meu campus, eu vivenciei muitas experiências”.

Conforme o Professor de Geografia, David Rafael Sampaio, “em 2019 tivemos a realização da 5ª Olimpíada Brasileira de Geografia e a 3ª OBCT Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra. A Olimpíada é organizada por algumas importantes universidades do Brasil, UNB, UNIFAL e Unicamp, a organização conta com instituições parceiras como a Associação dos Geógrafos Brasileiros, CNPq e Ministério da Ciência e Tecnologia. Tivemos mais de nove mil equipes inscritas e dessas apenas 54 foram classificadas para participar da etapa presencial que aconteceu no Instituto de Geociências da Unicamp. Cada estado enviou uma equipe de escola pública e outra de escola particular. Apenas 47 equipes conseguiram participar da fase presencial”.

“Como professor de Geografia do Campus Jaru, avalio positivamente nossa participação, visto que os cursos integrados começaram a menos de dois anos, o campus ainda é pequeno, mas os resultados são impressionantes, são positivos. No ano de 2018 tivemos apenas uma equipe inscrita, em 2019 saltamos para nove equipes inscritas, sendo que tivemos a participação na etapa presencial e premiação com medalha, isso é importante por despertar o interesse dos alunos pela Geografia, e faz com que o desenvolvimento das aulas seja melhor”, concluiu o docente.

• Campus_Jaru_na_Olimpíada_1
  • Campus_Jaru_na_Olimpíada_2