Estudantes do Campus Jaru participam da Olimpíada GeoBrasil

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 11h06 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 11h06 | Acessos: 1063

Olimpíada em Jaru

Alunos do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, participaram da Olimpíada GeoBrasil. Foram três fases online durante este mês de agosto, sendo a primeira de 5 a 10/8, a segunda fase foi nos dias 12 a 17/8 e a terceira de 19 a 24/8.

A próxima etapa é presencial e ocorrerá de 18 a 20 de outubro na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas (SP). A Olimpíada utiliza o conhecimento das Ciências da Terra e da Geografia visando uma contribuição para uma transformação social, incentivando o desenvolvimento sustentável e as adaptações às mudanças climáticas. Os participantes foram orientados pelos professores de Geografia David Rafael Sampaio Castelo da Silva e de Sociologia Robinson Luis Schoaba.

Após as etapas online, duas equipes de cada estado, uma de escola pública e outra de escola particular se classificam para a fase presencial. Este ano o IFRO/Campus Jaru participa com nove equipes, três membros em cada, de todas as turmas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, totalizando 27 estudantes.

Nas palavras do Professor Rafael, a Olimpíada é muito mais que uma competição para ver quem sabe mais, é uma oportunidade de aproximar os alunos e despertar o interesse pela Geografia, além de estimular o estudo autônomo e colaborativo entre os participantes. Os participantes desenvolvem conhecimento sobre os recursos naturais, conforme os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, e entendem como gerenciá-los no contexto geopolítico mundial para garantir benefícios sociais aos cidadãos e alcançar uma sociedade mais justa, com menos desigualdades.

registrado em: ,