Alunos de Libras e Espanhol são certificados em Jaru

Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 19h04 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 19h06 | Acessos: 940

Campus Jaru Libras

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realizou a cerimônia de certificação das turmas dos Cursos de Formação Continuada em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e em Espanhol Nível I. A solenidade ocorreu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ), no dia 27 de junho.

O curso de Libras foi uma parceria do Campus Jaru com a Associação Comercial do município, que solicitou a oferta do curso para capacitar especialmente os trabalhadores do comércio jaruense, aprimorando o processo de inclusão. Foram ofertadas 45 vagas. Enquanto no curso de Língua Espanhola o público foram estudantes e/ou trabalhadores, com 10 vagas para alunos do IFRO, 10 vagas para alunos egressos do IFRO e 20 vagas para a comunidade em geral.

Os cursos de curta duração, na modalidade Formação Continuada (FIC), em Libras Básico e em Espanhol foram ofertados pelo Departamento de Extensão do IFRO, em parceria com o Centro de Idiomas do próprio Campus Jaru. A Coordenadora do Curso de Libras, Márcia Cristina Florêncio Fernandes Moret, enfatiza que o curso surgiu de demanda da própria comunidade externa, mais especificamente da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ), que apresentou a necessidade de capacitar seus funcionários para atender os surdos da região, o que foi atendido pelo campus com a oferta do Curso de Libras.

Veriana Silva de Oliveira concluiu o curso de Libras e diz ter recebido uma excelente capacitação. A concluinte afirma que foram repassados para os alunos os conceitos básicos de Libras, o que vai ajudar “muito na perspectiva de comunicação para quem tem dificuldade de se comunicar por meio da fala. E a pessoa surda sabendo que o indivíduo que está atendendo ele sabe o básico da Libras, já consegue manter um diálogo inicial. Foi muito legal, muito bacana estudar Libras”.

• Campus_Jaru_-_Libras
  • Campus_Jaru_-_Libras_1