Campus Jaru relembra importância de preservação ambiental

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 13h45 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 13h45 | Acessos: 1232

Semana Meio Ambiente Jaru 2Duas atividades relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente foram realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru. A III Semana do Meio Ambiente e a II Gincana Ambiental do Campus Jaru tiveram ações em 5 de junho, com a participação de estudantes e servidores. No período da manhã, ocorreu na quadra da Igreja Batista de Jaru e no período da tarde foi no próprio campus.

De acordo com a Professora Marina Medeiros de Araújo Silva, a II Gincana Ambiental visa realizar “um diálogo de saberes sobre a Educação Ambiental, com atividades variadas alusivas ao tema da atual edição que é 'poluição do ar’. Queremos promover a educação ambiental como um processo educativo transdisciplinar, através da difusão de conhecimentos que permitem desenvolver novas práticas sociais e culturais relacionadas com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente”.

A gincana foi composta de várias atividades para as equipes, nas quais os alunos foram organizados e deviam cumprir para alcançar determinada pontuação. Coleta de garrafas PET (cada garrafa de dois ou três litros valeria um ponto), arrecadação de alimentos não perecíveis (cada quilo valeria um ponto), arrecadação de livros (cada livro valia um ponto), grito de guerra (deveria ser tematizado de acordo com o evento e venceria o mais criativo), concurso de poesia (cada equipe poderia elaborar até três poesias com o tema da gincana), produção de vídeo (cada equipe deveria produzir um vídeo de conscientização sobre a poluição do ar).

A Professora Marina ainda enfatiza que o evento fortalece valores e atitudes que permitem uma maior sensibilização acerca das questões ambientais, bem como promover a integração discente, através do trabalho em equipe.

Para a estudante do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, modalidade Integrado ao Ensino Médio, Melry Samia Santos de Oliveira, foi um bom momento, pois a gincana permitiu aprender muitas coisas sobre educação ambiental. Fabrício Fernandes dos Santos, que também cursa Segurança do Trabalho, concorda com o resultado positivo do aprendizado. Ele relata que exercitou o valor do trabalho em equipe e compreendeu temas como poluição e cuidados com o meio ambiente.

• Semana_Meio_Ambiente_-_Jaru_1
  • Semana_Meio_Ambiente_-_Jaru_10