Feira de Estágio viabiliza troca de experiências no Campus Jaru

Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 14h50 | Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 14h51 | Acessos: 1979

Campus Jaru Feira de Estágio 3

Um importante acontecimento para o IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, foi a realização de sua I Feira de Estágio, Emprego e Negócios. Voltada aos empresários locais, a ação teve por finalidade viabilizar a troca de experiências entre alunos e empresas parceiras, ressaltando a importância da formação técnica para o mercado de trabalho.

A Feira ocorreu no dia 31 de outubro, no próprio Campus Jaru e também na ACIJ (Associação Comercial e Industrial de Jaru). Na programação estava a realização do Café com Empresários, a Palestra “Oportunidade de empreender”, com o representante da Agroindústria Água na Boca, Ronaldo Feliciano de Amorim. E na mesa-redonda houve debate com empresários jaruenses sobre “Histórias de Sucesso”, e na sequência foi o momento de “Depoimentos de egressos do Campus Jaru”.

O objetivo da realização da IV Feira de Estágio Emprego e Negócios do IFRO e a I do IFRO Campus Jaru foi de criar um ambiente que proporcionasse a troca de experiências empreendedoras entre as empresas parceiras concedentes de vagas para estágio, os discentes e a comunidade local, promovendo assim a valorização da educação tecnológica. Segundo os organizadores, o momento do Café com os empresários possibilitou a melhor divulgação dos cursos ofertados pelo Campus Jaru e o estreitamento de laços entre os alunos, egressos e empresários. O momento possibilitou o agradecimento e valorização das empresas parceiras de estágio, construindo uma relação consolidada integrando empresa, escola e comunidade, estimulando o processo de seleção e formação dos estudantes para a atuação no mercado de trabalho.

“Tivemos também a oportunidade de divulgar para as empresas locais a disponibilização do Jovem Aprendiz pelo IFRO Campus Jaru. Outro momento muito importante durante o evento foi a mesa redonda intitulada ‘histórias de sucesso’, em que houve a participação de egressos e empresários. Nessa mesa, os egressos contaram as experiências vividas como alunos do IFRO e a importância de ter uma educação de qualidade. Os empresários compartilharam sua história de luta para se tornar empresários consolidados no munícipio”, afirmou Josilene da Cruz Soares, do CIEEC (Coordenação de Integração, Escola, Empresa e Comunidade) do Campus Jaru.

Os estudantes ainda assistiram à palestra sobre Empreendedorismo. “A realização da I Feira de Estágio Emprego e Negócios do Campus Jaru proporcionou a divulgação do campus, foi um momento de descontração e troca de experiências entre os empresários, consolidação das parcerias firmadas para a concessão de vaga de estágio, a apresentação do contrato do Jovem Aprendiz aos empresários locais, como uma oportunidade de novas experiências para os nossos alunos ingressarem no mercado de trabalho. A participação dos egressos teve grande importância como forma de motivação para os nossos alunos atuais, de alguma forma suas experiências motivaram a permanência destes alunos na instituição, a palestra sobre Empreendedorismo e o momento com os empresários foi de incentivo para os nossos alunos que estão finalizando os cursos no IFRO e desejam colocar em prática aquilo que aprenderam durante o curso”, completou Josilene.

Elizângela Barbosa Coelho, da Empresa especializada em medicina e segurança do trabalho Brumed, diz ter ficado “muito feliz em receber o convite para café da tarde com empresários no IFRO, pois é uma oportunidade de interação e de ficar informado sobre as ações realizadas pelo instituto. Poder contribuir oferecendo vagas para estagiários na minha empresa é um prazer e auxiliar no aprendizado desses homens e mulheres que estarão no mercado de trabalho fazendo parte na construção de um mundo melhor é uma honra. Nós como empresários temos um papel fundamental na formação dos estudantes que fazem estágio em nossa empresa”.

• Campus_Jaru_-_Feira_de_Estágio_1
  • Campus_Jaru_-_Feira_de_Estágio_10