Estudantes de Jaru fazem visita técnica à Hidrelétrica de Samuel

Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 17h30 | Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 18h04 | Acessos: 1793

Campus Jaru Visita Técnica 8

Estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, realizaram visita técnica à Hidrelétrica de Samuel. No dia 15 de setembro viajaram alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Subsequente ao Ensino Médio. E no dia 17 de setembro foram os estudantes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Integrado. As disciplinas envolvidas são a de Segurança do Trabalho, Química, Física, Biologia, Geografia e História.

A viagem buscou integrar conhecimentos das disciplinas de Segurança do Trabalho com a realidade das empresas, oportunizando aos estudantes conhecer ambientes laborais que demandam conhecimento em segurança do trabalho e ainda verificar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Houve também socialização e observação de regras do ambiente laboral e ampliação do entendimento sobre fatores como riscos laborais, acidentes de trabalho, água e sua utilização, uso das energias renováveis e limpas, impactos socioambientais, conservação de energia e fluidos e sociedades hidráulicas.

A Usina Hidrelétrica de Samuel está a pouco mais de 50 quilômetros da Capital Porto Velho, no município de Candeias do Jamari (RO). A central hidroelétrica foi construída no Rio Jamari nos anos 1980, gerenciada pelas Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A (Eletronorte), possuindo capacidade geradora instalada de 216 MW e abastecendo o Sistema Acre – Rondônia.

“A visita técnica na Usina Hidrelétrica de Samuel foi de grande relevância para a formação profissional dos alunos. Foi possível vincularem seus conhecimentos acadêmicos com o universo profissional, proporcionando aos discentes uma formação mais ampla. Durante a visita foi possível observar o funcionamento da empresa e todas as medidas de segurança do trabalho existentes”, explica a Coordenadora do Curso Técnico em Segurança no Trabalho, Ana Paula Alves Gonçalves.

A estudante do Integrado, Karla Aleixo, afirma ter adquirido muito conhecimento. “Pude ver os processos que ocorrem para haver a produção de energia hidrelétrica e analisar mais de perto os riscos e os perigos que podem ter em um ambiente de trabalho daquele porte”, diz Karla.

• Campus_Jaru_-_Visita_Técnica_1
  • Campus_Jaru_-_Visita_Técnica_10