Alunos do Curso Técnico em Alimentos participam de visita técnica em frigorífico

Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 20h39 | Última atualização em Segunda, 10 de Setembro de 2018, 20h40 | Acessos: 2429

Campus Jaru Visita Técnica Frigorífico 6

Estudantes do Curso Técnico em Alimentos (Mediotec) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, participaram em agosto (de 10 a 15) de visitas técnicas em um frigorífico da região.

A visita no Frigorífico Irmãos Gonçalves (FRIGON), que foi acompanhada pelos professores do Curso Técnico em Alimentos, teve como objetivo aumentar informações e integrar conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas das disciplinas do curso. Além disso, as visitas permitiram conhecer fisicamente equipamentos, processamento, ferramentas de controle de qualidade, tratamento de água e efluentes, e segurança no trabalho, permitindo aos alunos integração aos profissionais, esclarecendo dúvidas, despertando curiosidade e expandindo o conhecimento e o interesse pelo mercado de trabalho.

De acordo com a coordenação do curso técnico do campus, a visita técnica despertou curiosidade e interesse dos alunos, motivando e mostrando a importância do Técnico em Alimentos no ambiente de trabalho e suas atribuições no processamento, controle de qualidade e controle de processo, identificando a aplicabilidade da teoria desenvolvida em sala. Reconhecendo a responsabilidade da empresa sobre a garantia de qualidade do produto, a preocupação com a sanidade animal e as exigências dos órgãos de fiscalização e exportação.

Segundo o Diretor-Geral do campus, Renato Delmonico, a visita técnica reforçou o comprometimento e a dedicação da unidade com a qualidade de ensino oferecida aos nossos futuros Técnicos em Alimentos. “Como pude acompanhar diretamente esta visita a um dos maiores frigoríficos do nosso Estado, foi possível perceber o encantamento e o quanto foi enriquecedor para os nossos discentes conhecer todo o processo de preparação das carnes, desde o abate, cortes e a distribuição. Eles se depararam com fluxos, processos industriais, controle de qualidade, entre outras situações que com certeza serão diferenciais em suas formações e na consequente inserção no mercado de trabalho”, destacou.

Para a estudante Andressa Ramos da Silva, a visita técnica foi uma oportunidade de acompanhar cada passo do processamento da carne. “Quando compramos a carne no mercado não imaginamos que há tanto procedimento, tantas etapas para aqueles alimentos estarem ali. Realmente o processo é por etapas, cada setor com o seu dever, nada sendo desperdiçado, tudo vai sendo aproveitado. E tudo nas dentro das normas das Boas Práticas de Fabricação (BPF), da segurança no trabalho, tudo no controle e na higiene correta. É fascinante poder acompanhar de perto a produção do alimento que está sempre em nossas mesas”, descreveu a aluna.

• Campus_Jaru_-_Visita_Técnica_Frigorífico_1
  • Campus_Jaru_-_Visita_Técnica_Frigorífico_2