Estudantes do Técnico em Alimentos de Jaru conhecem fábrica em Ji-Paraná

Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 08h02 | Última atualização em Quinta, 06 de Setembro de 2018, 08h02 | Acessos: 1488

Fotos visita técnica Bernardo Alimentos 1

Os discentes do Curso Técnico em Alimentos Integrado do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, foram no dia 23 de agosto ao município de Ji-Paraná em visita técnica. Durante a aula externa os discentes participaram de uma palestra realizada pela Engenheira de Alimentos Maria Fernanda Meirelles Bernardo, que apresentou a empresa Bernardo Alimentos. A visita atendeu às atuais disciplinas do curso e ainda fará com que os alunos relacionem o que irão estudar nos próximos anos do curso.

Ao conhecer as instalações e o funcionamento da empresa, os estudantes puderam ver na prática como ocorre a recepção das matérias-primas nas moegas, a limpeza dos grãos, a secagem dos grãos, o armazenamento dos grãos nos silos, a análise dos grãos no laboratório, o controle integrado de pragas, o processamento do arroz, o processamento de paçoca, o processamento de geladinho, a embalagem de condimentos e o armazenamento dos produtos acabados.

Segundo os docentes Regiane Pandolfo Marmentini, Hilton Lopes Júnior e Reginaldo Lima Gomes que acompanharam a turma, a visita técnica foi de grande valia para o aprendizado dos alunos, pois além da grande estrutura e organização da empresa, ainda houve uma preocupação por parte dos proprietários e colaboradores em compartilhar o conhecimento adquirido nos anos de trabalho com alimentos.

A visita tornou possível um melhor entendimento das disciplinas que estão sendo ministradas para a turma. A exemplo da disciplina Matérias-Primas Animais e Vegetais, que está relacionada aos grãos como milho de pipoca, feijão, arroz e amendoim utilizados para a produção dos alimentos da empresa. Assim como a disciplina de Introdução à Tecnologia de Alimentos que mostra aos alunos a importância do controle dos fatores intrínsecos e extrínsecos para a conservação dos grãos e a importância da pasteurização na produção do geladinho. Na disciplina de Higiene e Controle de Qualidade foi possibilitado aos alunos conhecer a importância do controle de pragas dentro das boas práticas de fabricação. E a Química pôde ser percebida no controle de pragas e a física no funcionamento dos equipamentos.

• Fotos_visita_técnica_Bernardo_Alimentos_1
  • Fotos_visita_técnica_Bernardo_Alimentos_2