Alunos do Campus Jaru participam de visita técnica em empresa de produção de suplementos de alimentação animal

Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 16h21 | Última atualização em Sexta, 17 de Agosto de 2018, 16h22 | Acessos: 1495

Campus Jaru Visita técnica 2

Os alunos do terceiro semestre do Curso Técnico em Comércio Concomitante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, participaram de uma visita técnica a uma empresa de produção de suplementos de alimentação animal, no município de Ji-Paraná, no dia 03 de agosto.

A empresa que recebeu os alunos foi a Bigsal Nutrição Animal. O objetivo foi mostrar aos alunos como ocorrem as atividades comerciais da empresa, partindo da pesquisa e desenvolvimento de produtos, passando pelo marketing, expansão de mercado, estratégias de comercialização, logística, custos, entre outras etapas que envolvem o cotidiano de uma empresa.

A professora da disciplina “Logística”, Carla Werle, afirmou que na comercialização de produtos é muito importante conhecer os aspectos logísticos envolvidos desde o processo de recebimento de matéria-prima até a entrega ao consumidor, passando pelo planejamento de transportes, armazenagem e outros aspectos envolvidos na logística. “É de extrema importância que os alunos tenham contato com uma empresa e possam observar as atividades na prática, possibilitando assim aliar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula à prática na empresa”, comentou a professora.

O professor Mateus, da disciplina “Custo e Formação de Preços” comentou que “a visita técnica impulsiona a capacidade dos discentes, pois na ocasião tiveram a oportunidade de assimilar o conhecimento teórico desenvolvido no decorrer da vida acadêmica e constatar como é aplicado no dia a dia dentro do contexto empresarial”.

Os estudantes tiveram oportunidade de assistir a uma palestra apresentada pelo responsável pela área de Inteligência de Marketing, Hugo Amaral. Ele fez uma breve apresentação da empresa e do departamento de marketing, apontando como são desenvolvidas as estratégias de marketing e comercialização, e também as estratégias para a conquista de novos mercados.

Após a palestra, os alunos foram convidados a conhecer o setor de produção da empresa, onde puderam observar o recebimento de matérias-primas, o processo de produção de suplementos e rações, a movimentação interna dos produtos e aspectos relacionados à armazenagem de produtos acabados.

A aluna Cassiane afirmou que “a visita técnica contribuiu para aprimorar o que aprendi durante as aulas, mais especificamente nas matérias de marketing e logística. O analista de Inteligência em Marketing da empresa nos permitiu ver o plano estratégico de vendas, e, além disso, nos explicou como o mesmo é desenvolvido e todo o processo para obter os resultados”.

“Essa visita foi muito importante porque os alunos têm a oportunidade de sair do ambiente da sala de aula e ir para um ambiente onde as atividades acontecem na prática, principalmente no caso de curso técnico que tem um enfoque muito grande na prática e desperta nos alunos um desejo de atuar na atividade, pois podem observar como é o mercado que os mesmos estarão no futuro”, concluiu a professora Carla Werle.

registrado em: ,