Campus Jaru encaminha estudantes para Programa Jovem Aprendiz

Publicado: Quarta, 30 de Mai de 2018, 13h53 | Última atualização em Quarta, 30 de Mai de 2018, 13h53 | Acessos: 1946

Fotos visita comunidade kolping 1

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Jaru, faz a divulgação para entidades do município sobre a adesão ao Programa Jovem Aprendiz. Através da Coordenação de Integração Escola, Empresa e Comunidade (CIEEC), o campus entrou em contato com todos os escritórios locais de contabilidade a fim de divulgar sobre a disponibilidade de alunos. Para as formações técnicas ofertadas pelo IFRO na modalidade integrada ao Ensino Médio, que têm duração de três anos, os alunos poderão ser contratados a partir do segundo ano de curso. Para os cursos técnicos da modalidade subsequente ao Ensino Médio o encaminhamento pode ocorrer a partir do primeiro semestre, uma vez que possuem duração total de um ano e meio.

Segundo a Coordenadora do CIEEC no Campus Jaru, Renata Souza Santos, “o Jovem Aprendiz é uma oportunidade para que nossos alunos integrem a parte teórica com a parte prática, além de ajudá-los financeiramente para isso. E agora como o próprio campus pode disponibilizar os alunos para essa contratação, ficou muito mais fácil para os alunos ingressarem no mercado de trabalho, além de possibilitar o aproveitamento da experiência como estágio obrigatório, que é necessário para a conclusão do curso”.

Em Jaru, a primeira associação a contratar estudante como aprendiz foi a Comunidade Kolping. A aluna do 2º semestre do Curso técnico em Comércio modalidade Subsequente, do período noturno, Indianara Maiara Coelho Novais, foi selecionada em março deste ano. Ela exerce a função de Auxiliar Administrativo aprendiz. “Essa oportunidade foi muito importante para mim, porque estou tendo a experiência de convívio profissional, e de gestão em processos de atendimento a crianças e adolescentes, aprendendo a cada dia a superar inseguranças no trabalho em equipe e até mesmo em sala de aula. Com certeza essa experiência repercutirá em outros futuros trabalhos quando eu me formar como Técnica em Comércio”, afirma a estudante Indianara.

Desde 2017 o IFRO Campus Jaru está credenciado a disponibilizar alunos para contratos de aprendizagem para as empresas locais, de todos os cursos técnicos de nível médio ofertado pelo campus: Técnico em Comércio, Técnico em Alimentos e Técnico em Segurança do Trabalho. “Essa contratação foi o pontapé para as próximas contratações. Por ser um campus muito jovem na cidade, buscamos fortalecer as parcerias já adquiridas e promover outras, através da divulgação das contratações realizadas”, completa Renata Santos.

A Coordenadora do Curso Técnico em Comércio, Emi Silva de Oliveira, afirma que a iniciativa do IFRO em estimular a capacidade e a criatividade do estudante através da capacitação profissional em sala de aula e, posteriormente, junto ao mundo do trabalho, pode influenciar significativamente a vida familiar, pessoal e profissional dos alunos.

Com a finalidade de estreitar a parceria, melhor conhecer a instituição e prestigiar a empresa, representantes do Campus Jaru realizaram visita na quarta-feira, dia 23 de maio. O Diretor-Geral Substituto, Mateus Gomes dos Santos, diz ser “notável que o trabalho em conjunto e com foco gera naturalmente bons frutos, a exemplo da parceria firmada com a escola Comunidade Kolping, visando a implementação do Programa Jovem Aprendiz”.

“A contribuição que podemos implementar na comunidade é imensurável, estamos felizes em participar do desenvolvimento sustentável da sociedade local e oportunizar aos nossos jovens a aquisição de experiências práticas e a se tornar um cidadão capaz de transformar positivamente o seu meio. E com esse resultado tão satisfatório que estamos vivenciando, concitamos as entidades a caminhar conosco neste projeto”, finaliza o representante da direção geral.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/05_Maio_2018/30.05.18/jaru

registrado em: ,