Campus Jaru promove oficina de música
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realizou na quarta-feira (08) uma oficina de música. Participaram das atividades alunos e servidores da unidade, além de membros da comunidade externa. As atividades aconteceram na Escola Aldemir Cantanhede.
A oficina de música é uma das ações previstas no Projeto Cultural I Noite de Arte e Cultura, que acontecerá em dezembro. As atividades aplicadas pelo administrador e professor de música Ednilso de Oliveira trouxeram interação musical e conhecimento sobre a diversidade musical e ainda sensibilizaram os alunos a usarem instrumentos com materiais recicláveis, como latas de tintas e tambores. “A música disciplina, educa, socializa, e entre muitos feitos valoriza a cultura! Tira a criança e adolescente da vulnerabilidade das drogas, sendo assim a educação musical uma ferramenta de suma importância”, destacou Ednilso de Oliveira.
Segundo a coordenadora do projeto cultural Érica Cayres Rodrigues, as oficinas prévias ao evento proporcionam momentos de reflexão sobre questões ambientais e sensibilizam, por meio de atividades artístico-culturais, as pessoas a melhorarem o lugar onde vivem. “Assim, essas ações irão promover o desenvolvimento social, o espírito crítico, a aceitação da diversidade, a reflexão sobre seu papel na sociedade e o intercâmbio entre o Campus Jaru e a comunidade”, explicou.
Para a aluna Lorrana França de Sousa do Curso Técnico em Comércio a oficina de música foi desafiadora. “Os instrumentos de lata e tambor foram novidades para mim, pois não tinha visto pessoalmente e emitir sons através deles me fascinou. Adorei a música, não tinha parado para refletir na letra, apesar de ser uma canção bem conhecida", comentou.
Os conhecimentos adquiridos ao longo das oficinas serão inseridos como apresentações artística-culturais na I Noite de Arte e Cultura que será realizada dia 08 de Dezembro de 2017, a partir das 19h na Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ).
Redes Sociais