Alunos do Campus Jaru participam da Semana do Meio Ambiente

Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2017, 16h23 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 17h57 | Acessos: 3001

Campus Jaru Semana do Meio Ambiente 3

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Avançado Jaru, realizou, entre os dias 05 e 09 de junho, a I Semana do Meio Ambiente. Durante o evento foram desenvolvidas diversas atividades voltadas à conscientização e preservação do meio ambiente. Alunos e servidores participaram das ações realizadas na unidade.

Na abertura do evento foi lançado o concurso “Frases sobre o meio ambiente e cartão postal ambiental” direcionado aos alunos do campus. A atividade consistiu no envio à comissão avaliadora de frases e fotos com temática ambiental. Venceram o concurso as discentes Michelli Ferreira Cardoso e Tayene Rodrigues Andrade, ambas do curso Técnico em Comércio.

Com a colaboração de parceiros, ocorreram diversas palestras no decorrer da semana com os seguintes temas: Empreendedorismo na reciclagem (Alceu Rocha); Problemática do lixo digital (Prof. Aldson Diego – Campus Jaru); Atuação da ONG Evitando a Poluição do Meio Ambiente –EPA (Cirilo Pereira Rodrigues e Luiz Rissato); Atuação da SEMMA e Legislação Ambiental de Jaru-RO (Cleverson Barbosa - Dir. Dpto. de Meio Ambiente SEMMA); e o Impacto Ambiental e fossas do município de Jaru (Professora MSc. Juliana Bianca Rocha de Souza – Fimca Unicentro).

No fechamento das atividades foi realizado um ato simbólico com o plantio de uma da árvore espécie oiti (Licania tomentosa) com participação de servidores e alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho.

Para o Professor Renato Welmer Veloso, presidente da comissão que organizou o evento, "as palestras visaram fomentar a discussão e conhecimento por parte do corpo docente e discente das ações de preservação ambiental que estão integradas ao cotidiano dos habitantes do município", destacou acrescentando que a Semana também foi importante pela implantação de um ponto de coleta de garrafas pet no Campus Avançado Jaru, tendo como finalidade a utilização da matéria-prima para a produção de vassouras, varais e outros utensílios domésticos.

O professor Renato Veloso ressaltou também que outro ponto importante desenvolvido no evento foi referente à conscientização a respeito da contaminação do lençol freático do município de Jaru, devido à ausência de sistema de esgotamento sanitário adequado e ao elevado número de fossas negras como forma de destinação dos efluentes domésticos gerados.

Segundo o aluno do curso Técnico em Segurança do Trabalho, Caio Roberto Vieira Santos, "a semana foi muito importante para que pudéssemos fazer uma reflexão do quão é importante preservar o meio ambiente e que com pequenas atitudes podemos desencadear resultados positivos para uma boa qualidade de vida".

• Campus_Jaru_-_Semana_do_Meio_Ambiente__10
  • Campus_Jaru_-_Semana_do_Meio_Ambiente__11