Campus Jaru realiza parceria com Bombeiros e OAB

Publicado: Terça, 16 de Mai de 2017, 12h06 | Última atualização em Quarta, 18 de Abril de 2018, 18h42 | Acessos: 2510

Parcerias firmadas pelo Campus Jaru 2Entre os cursos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRO), Campus Avançado Jaru, está o Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Buscando fortalecer parcerias que auxiliem na formação profissional cidadã desses futuros profissionais, foram firmadas parcerias com o Corpo de Bombeiros e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no município. Com essa ação, o campus oferece aos alunos a oportunidade de aplicar e vivenciar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer das aulas.

O Técnico em Segurança do Trabalho elabora e orienta atividades que visam à preservação física dos funcionários em empresas, construções e instalações industriais, buscando eliminar ou diminuir os riscos. Além de desenvolver ações educativas e programas de treinamento, por meio de normas e procedimentos de segurança na aplicação de providências preventivas.

Na reunião realizada no dia 15 de maio, Roberto Rodrigues Leal representou o Corpo de Bombeiros e, representando a OAB, compareceram os advogados Sidnei da Silva e Wernomagno Gleik de Paula. Através da parceria firmada será possível levar os alunos até o Corpo de Bombeiros para que possam praticar as orientações estudadas na disciplina Prevenção e Combate ao Sinistro. Da parte da Ordem dos Advogados do Brasil, estão sendo pensadas palestras sobre a legislação trabalhista, mostrando na prática como um profissional da área de segurança do trabalho pode evitar prejuízos para empregadores e empregados nos ambientes organizacionais.

Segundo a Coordenadora do Curso Técnico de Segurança do Trabalho, Campus Jaru, Faelen Taís Kolln, as duas instituições poderão trazer exemplos do que acontece na região, sendo de grande importância para o curso do Instituto Federal. “A parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia é de grande importância para nós, como instituição, pois podemos proporcionar aos alunos do Curso Técnico em Segurança do Trabalho a oportunidade de conhecer os instrumentos, equipamentos e procedimentos necessários para que tenham um bom desempenho profissional”, esclarece a professora.

Para a Coordenadora de Pesquisa e Extensão, Érica Cayres Rodrigues, “a parceria com o Corpo de Bombeiros e também com a OAB contribuirá para promover momentos de reflexão e prática dos conhecimentos construídos ao longo do curso. Além disso, propiciará a integração entre a comunidade interna e externa”.

• Parcerias_firmadas_pelo_Campus_Jaru_1
  • Parcerias_firmadas_pelo_Campus_Jaru_2