Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Jaru realiza certificação para alunas do Curso FIC em Cacauicultura pelo Programa Mulheres Mil em parceria com o Projeto Escola do Chocolate

Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2024, 15h38 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2024, 15h38 | Acessos: 103

JARU FIC X ESCOLA DO CHOCOLATEO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realizará nesta terça-feira (17) a Cerimônia de Formatura e Certificação para alunas concluintes do Curso de Formação Inicial em Cacauicultura na Linha de Fomento da Bolsa Formação – Programa Mulheres Mil – Rede Federal – 2024. A formação é desenvolvida no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), para oferta de cursos de qualificação profissional ofertado na modalidade presencial em parceria com o Departamento de Extensão e o Projeto Escola do Chocolate do IFRO Campus Jaru.

As participantes do curso serão capazes de desenvolver o cultivo e o manejo sustentável da cultura do cacaueiro, empregar técnicas para produção de sementes e mudas, realizar o manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas, realizar a colheita e pós-colheita de cacau, elaborar chocolate e demais derivados do cacau, e conhecer os parâmetros para obtenção de cacau de qualidade e realizar a comercialização do cacau.

A Cerimônia de Certificação vai ocorrer no dia 17 de dezembro de 2024, a partir das 19 horas, no próprio Campus Jaru, localizado na Rua Vereador Otaviano Pereira Neto nº. 874, Setor A.

Durante o evento, além da certificação das alunas, serão entregues laudos de análise de solo para 45 agricultores, que também receberão 1.111 mudas de cacau cada um, para o plantio de 1 hectare. Jaru será o primeiro município a receber as mudas de cacau do Projeto Escola do Chocolate.

Para o Diretor-Geral do campus e Coordenador-Geral do Projeto Escola do Chocolate, Renato Delmonico, a conclusão do curso FIC de Cacauicultura representa uma conquista significativa para o IFRO Campus Jaru e para o projeto Escola do Chocolate. “Tenho orgulho de ver essa iniciativa integrando o programa Mulheres Mil, oferecendo capacitação técnica de excelência e promovendo a inclusão social, especialmente para mulheres da nossa região”.

“Nosso objetivo é contribuir diretamente para o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau, um setor com grande potencial econômico e sustentável. Esse curso é mais uma demonstração do compromisso do IFRO em transformar vidas pela educação, criando oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional. Acredito que estamos no caminho certo para apoiar o desenvolvimento regional, e seguiremos trabalhando para expandir projetos e iniciativas que beneficiem nossa comunidade”, afirmou o Professor Renato.

Mulheres Mil

O Programa Bolsa Formação Mulheres Mil tem como objetivo promover o desenvolvimento educacional, social e econômico de mulheres, com 16 anos ou mais de idade. O curso tem como objetivo oferecer condições para o desenvolvimento profissional, com a aquisição de competências e habilidades na área de produção de cacau e chocolate de modo a qualificar para a atuação no mundo do trabalho e no ambiente rural, com visão empreendedora e contribuindo para o desenvolvimento agrícola e econômico do estado de Rondônia.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página