Campus Jaru realiza atividades da Semana de Educação para a vida com estudantes dos Cursos Técnicos Integrados
Nos dias 02, 03 e 05 de setembro de 2024, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realizou atividades alusivas à Semana de Educação para a vida. O evento tem como finalidade promover palestras e momentos voltados à saúde, bem-estar, higiene e vida social dos estudantes dos cursos técnicos.
No primeiro dia foi ministrada uma palestra sobre saúde emocional pelo psicólogo Bruno Hotts, para estudantes de 1º e 2° ano dos cursos técnicos em Comércio, Alimentos e Zootecnia. O palestrante enfatizou os sintomas da ansiedade como um estado mental, com destaque para a distinção entre ansiedade e transtorno de ansiedade.
Para a aluna Heloisa de Almeida Silva, do 1º ano do curso em Técnico em Alimentos, o tema abordado é importante, principalmente em ambiente escolar, “Achei importante falarem sobre esse assunto porque estamos em um ambiente escolar, muita gente tem crise de ansiedade. Nós vimos o que é ansiedade, o que ela causa e como fazer para se acalmar” ressalta.
O segundo dia contou com uma roda de conversa, mediada pela enfermeira do Campus, Rosiele Pinho Gonzaga, com o tema “Higiene e Cuidados Pessoais”. Participaram turmas de 1º ano dos cursos técnicos em Alimentos e Comércio e com o 2º ano do curso técnico em Zootecnia. A enfermeira aprovou a conversa “Foi muito bom ter tirado dúvidas e proporcionar esse aconselhamento aos alunos.” Afirma.
Para a aluna do 2º ano do curso Técnico em Zootecnia, Lara Vitória “foi muito importante a palestra porque trouxe um assunto que muitas vezes não é abordado e é perceptível que os alunos do campus têm necessidade de ter esse conhecimento a mais e aprender mais sobre o cuidado com o corpo, acredito que irá gerar frutos.”
As atividades foram encerradas na quinta-feira, dia 05 de setembro, com uma roda de conversa sobre alcoolismo na adolescência, em parceria com membros do grupo Alcoólicos Anônimos (AA) de Jaru. O objetivo dessa ação foi trazer os relatos de vida dos quatro participantes acerca da vivência com o alcoolismo e enfatizar os danos causados por esta doença na vida social e familiar dos envolvidos.
Para a servidora Josilene Cruz, responsável pela Coordenação de Assistência ao Educando do campus, a Semana de Educação para a Vida aborda temas transversais e objetiva contribuir para a formação cidadã dos alunos.
Redes Sociais