Estudantes do Técnico em Alimentos de Jaru realizam visita técnica ao setor de produção da indústria Castanhas Ouro Verde
Os estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, foram à visita técnica ao setor de produção da empresa Castanhas Ouro Verde, localizada no Setor Industrial do município de Jaru (RO). A atividade aconteceu no primeiro semestre e foi proposta pela Professora Graziela Martinotto, responsável à época pela disciplina Tecnologia de Frutas, Hortaliças e Bebidas, como parte do objetivo do curso de formar profissionais capacitados para atuar no setor alimentício.
A visita proporcionou a eles a oportunidade de conhecerem os processos minuciosos que ocorrem na transformação da matéria-prima em produtos de alta qualidade. Graziela Martinotto destacou que “a visita contribuiu muito para a motivação e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, mostrando as riquezas da nossa região e vivenciando o dia a dia com os profissionais da área e as possibilidades de trabalho em nosso município”.
Uma das estudantes, Clara Vitória Souza Guimarães, descreveu a experiência no que tange ao seu desenvolvimento na área comentando que “[...] desde a seleção cuidadosa das castanhas até a fase final de embalagem e distribuição [...] foi uma jornada de descoberta e aprendizado. Testemunhar o empenho e a dedicação da equipe em cada etapa do processo reforçou minha admiração pela empresa e sua busca contínua pela excelência. Estou verdadeiramente encantada com a experiência e grata pela oportunidade de conhecer de perto os bastidores desse empreendimento tão admirável, que certamente contribuirá de forma significativa para minha formação e atuação como Técnico em Alimentos”.
Geremias Oliveira, Gerente Geral e responsável técnico da Castanhas Ouro Verde, evidenciou a parceria da empresa para a formação dos estudantes, assinalando: “estamos de portas abertas para poder ajudar na formação acadêmica dos técnicos”. Destacando, ainda, ao longo da visita, o compromisso com a qualidade dos produtos e a utilização de tecnologia avançada para garantir a excelência.
Além dos depoimentos dos participantes, o Coordenador do Curso Técnico em Alimentos do IFRO Campus Jaru, Warley José Campos Rocha, enfatizou a importância da Castanha-do-Brasil no setor alimentício nacional e internacional, acentuando a relevância de os estudantes, futuros profissionais, compreenderem melhor o funcionamento deste campo no mercado de trabalho.
O Coordenador ressaltou, ainda, que “conhecer o setor de produção da Castanhas Ouro Verde foi fundamental para os estudantes, pois permitiu que eles entendessem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de ser uma atividade que se alinha aos princípios da Educação Profissional Tecnológica, valorizando a integração entre teoria e prática para formação integral de profissionais qualificados e preparados para o mercado”.
Já a estudante Clara Vitória Souza Guimarães descreveu que “a visita técnica ao setor de produção da Castanhas Ouro Verde foi mais do que uma experiência educativa; foi um mergulho no universo fascinante de processos meticulosos que transformam a matéria-prima em produtos de qualidade excepcional”.
Redes Sociais