Estudantes do Curso Técnico em Alimentos do Campus Jaru realizam visita técnica à fábrica de café
Alunos do 1º e 2º ano do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, participaram de visita técnica à fábrica de café Rio Brilhante, localizada no município de Jaru (RO). A atividade, foi realizada em março de 2024, como parte das disciplinas Matéria-Prima de Origem Vegetal e Animal, Química, Tecnologia de Frutas, Hortaliças e Bebidas, e Química dos Alimentos, e foi proposta pelas Professoras Lércia Martins Carneiro de Sousa, Graziela Martinotto e Jéssica Mesquita do Nascimento.
Tendo em vista que o objetivo do curso é formar profissionais habilitados para atuar no setor alimentício, capacitando-os para desenvolver ações relacionadas às matérias-primas e ao processamento de alimentos e sempre seguindo os princípios éticos, científicos, sociais e ambientais, a visita técnica funciona como uma estratégia pedagógica que permite o alinhamento entre teoria e prática, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciar na prática o que é abordado em sala de aula.
De acordo com as docentes Jéssica Nascimento e Graziela Martinotto, a visita à fábrica proporciona um alinhamento da teoria à prática, pois os alunos tiveram a oportunidade de aprender as etapas de seleção, torrefação, blend, moagem e embalagem do café, em uma visita guiada pelo proprietário, o senhor José Edson de Andrade.
Por seu turno, para a Professora Lércia Sousa, “a visita técnica na empresa Café Rio Brilhante foi muito importante, pois proporcionou aos alunos um momento fundamental para conhecer os conceitos de obtenção e as características das matérias-primas de origem vegetal, bem como o beneficiamento, classificação e armazenamento. O beneficiamento de café, em particular, envolve um conjunto de operações que visam a obter lotes homogêneos que atendam aos padrões de comercialização e/ou industrialização, temas abordados na disciplina Matéria-Prima de Origem Vegetal e Animal”.
Os alunos também expressaram o entusiasmo com a ação realizada. Pedro Henrique, aluno do 2º ano, destacou que “a visita ao Café Rio Brilhante foi excelente, de muito aprendizado e agregou muito ao curso. Nós aprendemos muito, desde a colheita, que estudamos em sala de aula, até a fabricação do café moído na fábrica”.
O Coordenador do Curso Técnico em Alimentos, Warley Rocha, ressaltou a importância de atividades como essa para a formação dos alunos. “A visita técnica é uma oportunidade essencial para que os alunos vivenciem na prática os conceitos aprendidos nas aulas teóricas. Essas atividades são planejadas com o intuito de proporcionar experiências reais em ambientes de produção ou serviço relacionados ao curso, o que é imprescindível para a formação profissional dos nossos discentes”, demonstrou.
Como avaliação geral dos docentes, a visita técnica à fábrica de café Rio Brilhante demonstrou, mais uma vez, o compromisso do IFRO Campus Jaru em oferecer uma formação de qualidade, integrando teoria e prática para preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho.
Redes Sociais