Acadêmico do curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru apresenta trabalhos em evento da Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos, em Campinas (SP)

Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2024, 19h43 | Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2024, 19h44 | Acessos: 281

Campus Jaru Participação de evento científico Acadêmico de Med Vet 2Nos dias 4 a 6 de julho de 2024, aconteceu a XXIV Conferência Anual da Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equídeos (ABRAVEQ), no Complexo Royal Palm Hallem, na cidade de Campinas - São Paulo. O evento promoveu palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos. O acadêmico do 5º período do curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru, Antonio Cauan de Moura Lopes, participou do evento e apresentou dois trabalhos do tipo relato de caso.

O primeiro trabalho, intitulado “Absorção embrionária em éguas soropositivas para leptospira spp – relato de caso” teve como objetivo relatar a perda embrionária em éguas alojadas e soltas a pasto em uma propriedade no município de Alto Alegre dos Parecis (RO), causada principalmente pela infecção bacteriana analisada por meio de testes sorológicos.

O segundo trabalho intitulado “Osteoma em região dorsal de 2º, 3º e 4º ossos metatássicos em equino”, feito em parceria com a Universidade Federal de Rondônia  (UNIR), Campus Rolim de Moura, teve como objetivo descrever um caso de osteoma em região metatársica em uma égua SRD (sem raça definida), atendida no setor de clínica e cirurgia de grandes animais daquela universidade e submetida à cirurgia para retirada do osteoma.

Os trabalhos foram escritos em parceria com médicos veterinários, incluindo professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e da UNIR e acadêmicos de medicina veterinária. O estudante foi contemplado pelo Edital nº 2/2024 de apoio à divulgação científica de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão em eventos nacionais por estudantes regulamente matriculados no IFRO, publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Propesp).

Antônio destaca que os acadêmicos de Medicina Veterinária sempre têm em mente  alguns eventos que querem participar, que têm profissionais de renome na área. “Eu particularmente gosto muito da parte de equinos e a ABRAVEQ é uma das nossas referências na área. A minha ida a esse evento fomenta, sem dúvidas, a minha formação pessoal enquanto network e, consequentemente, a minha formação profissional”, diz.

Para a Coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru, Professora Rute Witter, os editais de fomento à divulgação científica de acadêmicos são de suma importância para os cursos do IFRO. “Uma vez que incentivam a participação dos alunos em projetos e em eventos, o que enriquece a sua formação acadêmica. Além disso, os trabalhos apresentados no evento são relevantes para a área e representaram a instituição, em especial o curso de medicina veterinária”. destaca.

• Campus_Jaru_-_Participação_de_evento_científico_-_Acadêmico_de_Med_Vet_1
  • Campus_Jaru_-_Participação_de_evento_científico_-_Acadêmico_de_Med_Vet_2