Campus Jaru seleciona alunos para curso de formação inicial em Agente de Desenvolvimento Cooperativista

Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2024, 18h02 | Última atualização em Sexta, 19 de Julho de 2024, 10h45 | Acessos: 138

Jaru ALUNOSO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, lançou o Edital nº 26/2024, que trata da seleção de candidatos ao Curso de Formação Inicial em Agente de Desenvolvimento Cooperativista, na modalidade presencial.

O Edital na Linha de Fomento da Bolsa-Formação Aquicultura, no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), visa ofertar cursos de qualificação profissional constituído, prioritariamente, por aquicultores, pescadores, povos ribeirinhos, indígenas, quilombolas, assentados, agricultores familiares, extrativistas e mulheres em situação de vulnerabilidade social e membros de associações e cooperativas.

São ofertadas 40 vagas e os requisitos mínimos são: a) prioritariamente aquicultores, pescadores, povos ribeirinhos, indígenas, quilombolas, assentados, agricultores familiares, extrativistas e mulheres em situação de vulnerabilidade social e membros de associações e cooperativas; b) possuir disponibilidade de tempo para frequentar as aulas presenciais; c) possuir como escolaridade mínima o Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Incompleto. A idade mínima para participação é de 16 anos.

A inscrição para a seleção é on-line e gratuita, no período de 19/7/2024 a 7/8/2024, por meio do formulário eletrônico https://forms.gle/6cLji2u2vjjfvqef7. Na inscrição o candidato deverá possuir um e-mail válido e estar logado em uma conta Google. A previsão é de que as aulas ocorram entre os meses de agosto a dezembro de 2024.

A classificação dos candidatos será por meio de sorteio realizado pelo IFRO e posterior análise documental, atendendo o quantitativo de vagas ofertado. Caso o candidato sorteado não comprove os critérios de seleção exigidos, será desclassificado e serão convocados os candidatos da lista de espera.

Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula de forma presencial no Campus Jaru do IFRO, munidos dos seguintes documentos pessoais originais com frente e verso de forma legível: RG (ou documento oficial com foto); CPF; comprovante de endereço; comprovante de escolaridade; e comprovação dos requisitos mínimos do respectivo curso (Número de Identificação Social (NIS), participação em programas do governo federal, comprovante de renda, entre outros),  exigidos (conforme Quadro I); RG e CPF do responsável legal, nos casos de pessoas com idade inferior a 18 anos.

O estudante que for selecionado poderá receber uma Bolsa aluno no valor de R$ 2,00 por hora/aula frequentada no curso. Ao final do curso, será entregue Certificado de Formação Inicial em Agente de Desenvolvimento Cooperativista com carga horária total de 160 horas aos estudantes que obtiverem 75% de frequência ao curso e alcançarem aproveitamento suficiente, conforme o Regulamento de Certificados e Diplomas e o Regulamento dos Cursos de Formação Inicial e Continuada do IFRO.

Em caso de dúvidas, pode-se entrar em contato via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Todos os detalhes desta seleção, bem como seu cronograma de execução, estão disponíveis no Edital nº 26/2024 pelo link https://bit.ly/3W920rR.

registrado em: ,